MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 9 de maio de 2012

São Luís é a 3ª capital brasileira com maior índice de homens com diabetes


Dados foram apresentados pelo Ministério da Saúde, na pesquisa Vigitel.
Em relação às mulheres, capital maranhense tem o 2º índice mais baixo.

Lenno Edroaldo Do G1 MA

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (9), pelo Ministério da Saúde, mostra que São Luís é a terceira capital brasileira com o maior índice de homens com diabetes. Pelos números da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), 5,7% da população masculina pesquisada em São Luís, afirmou ter a doença, número menor apenas que os registrados no Rio de Janeiro (7,3%) e Fortaleza (8,3%).
O percentual, apesar de preocupante, acaba sendo um contracenso em relação aos números gerais das capitais. Pelo balanço da Vigitel, São Luís apresenta o sexto menor índice de pessoas que dizer ter diabetes, 4,7% da população pesquisada. Os mesmos percentuais foram verificados no Distrito Federal, João Pessoa e Curitiba.
A capital com maior percentual de diabéticos foi Fortaleza (7,3%), seguido de Vitória (7,1%) e Porto Alegre (6,3%). Os menores índices estão em Palmas (2,7%), Goiânia (4,1%) e Manaus (4,2%).
Já em relação à população feminina, os números também estão entre os mais baixos do país. Com 3,8%, o percentual de São Luís só é maior do que o registrado em Palmas, com 3,6%
A pesquisa
A Vigitel é realizada anualmente em todo o país, desde 2006, com pessoas de 18 anos ou mais, residentes em domicílios com telefone fixo nas capitais dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, entre janeiro e dezembro.
Segundo o ministério, o estudo mostra que em todo o país o diagnóstico de diabetes é mais comum em pessoas que estudam menos: 3,7% dos brasileiros com mais de 12 anos de estudo declaram ser diabéticos, enquanto 7,5% dos que tem até oito anos de escolaridade dizem ter a doença. Uma diferença de mais de 50%.
Os números da pesquisa também mostram que o diabetes também aumenta com a idade da população. O diabetes atinge 21,6% dos idosos (maiores de 65 anos), índice bem maior do que entre a faixa etária de 18 a 24 anos (0,6%).
Na pesquisa, o Ministério da Saúde informa que os principais fatores de risco que levam á doença são: excesso de peso, sedentarismo, tabagismo e alimentação inadequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário