MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de maio de 2012

Seca castiga a zona rural da cidade de Montanha, no Nordeste do ES


Em 2012, Incaper registrou apenas 150 milímetros de chuva na região.
Município já começou a contabilizar os prejuízos na área da agropecuária.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

A seca está castigando a zona rural de Montanha, município da região Nordeste do Espírito Santo. De acordo com os produtores rurais, há mais de dois anos não chove o suficiente para encher as barragens. Gados estão se alimentando de mato seco, represas encontram-se vazias e as lavouras de café também estão sendo castigadas com a falta de chuva. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nos quatro primeiros meses de 2011 choveu 550 milímetros na cidade. No mesmo período deste ano, foram registrados apenas 150 milímetros de chuva na região.
O município já começou a contabilizar os prejuízos na área da agropecuária. "Haverá uma perda em torno de R$ 80 milhões", lamentou o chefe do Incaper de Montanha, Danilo Tose. Devido a seca, o município decretou estado de emergência. "Acreditamos que esse é o momento de decretar o estado de emergência para no futuro não decretarmos estado de calamidade pública", enfatizou Tose.

Na propriedade de Irineu Vassoler, tinha seis represas, duas secaram completamente e as outras estão praticamente vazias. No reservatório principal, o nível de água já baixou 1,5 metros. "Não tem água. Estamos irrigando apenas duas vezes por semana para a planta não morrer", contou Vassoler. Os produtores rurais ainda mantêm a esperança. "Se chover no ano que vem melhora, mas se não chover não vai ter jeito", lamentou o produtor.
Na propriedade vizinha, a situação está ainda pior. A irrigação foi reduzida a apenas uma vez por semana. Os grãos de café estão queimados pelo sol. "A gente trabalho com um nível de tecnologia razoável e ficamos tristes, pois cuidamos do café o ano inteiro", explicou Odair Dalmásio. A queda da safra deste ano está calculada em 18 mil sacas. Para 2013, o prejuízo está estimado em quase 20 mil sacas de café.
Nesta terça-feira (8), haverá uma reunião entre representantes do Incaper da prefeitura para fazer um levantamento das necessidades do município. Segundo o secretário de Agricultura de Montanha, Armando, Luiz Fernandes, a cidade vai solicitar ao governo do estado novas máquinas para construir represas no interior e, dessa forma, amenizar os problemas dos produtores rurais.
Grãos de café foram queimados pelo sol (Foto: Reprodução/TV Gazeta Norte)Grãos de café foram queimados pelo sol (Foto: Reproduç

Nenhum comentário:

Postar um comentário