MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de maio de 2012

Seca faz consumo de energia elétrica aumentar na Paraíba, diz Energisa


Consumo no setor rural aumentou 17,6% somente no 1° trimestre de 2012.
Falta de chuvas incentiva o uso de sistemas de irrigação, segundo Energisa.

Do G1 PB

O processo de estiagem que o Nordeste vem passando neste início de ano tem afetado diretamente no consumo de energia na áreas rurais da Paraíba, segundo dados da concessionária de energia elétrica no estado, a Energisa. Conforme dados coletados no primeiro trimestre de 2012 pela empresa, o crescimento de energia registrado na Paraíba no setor rural foi de 17,6%, o setor que mais cresceu no período. O crescimento total do consumo de energia registrado pela Energisa Paraíba foi de 7,6%, quanto que na Energisa Borborema foi de 7%, ambas superiores a variação registrada em todo o país no mesmo período, que foi de 3,9%.
De acordo com o gerente do Departamento de Faturamento e Arrecadação da Energisa na Paraíba, Cleyson Jacomini, o consumo da classe rural tem muito a influência das questões meteorológicas. "Apenas para ilustrar, em São Gonçalo, distrito de Sousa no Sertão paraibano, em março de 2011, tivemos 125,6mm de chuva e em março de 2012, apenas 27 mm. Há uma tendência maior do uso de irrigação, elevando dessa forma o consumo de energia elétrica nas áreas rurais", explica. Em contraponto ao crescimento no setor rural, o setor industrial notabilizado pela Energisa PB, foi o que apresentou o menor percentual de crescimento, apenas 0,06%.
O crescimento do consumo elétrico na Paraíba estaria atrelado, segundo Jacomini, ao fato do estado ter uma demanda reprimida se comparado aos outros estados, principalmente com os localizados no sul e sudeste do Brasil. "Na minha interpretação tínhamos uma demanda reprimida se comparado com os estados do sul do país. Com a melhoria da renda da população, mais equipamentos estão sendo adquiridos elevando o consumo. Ano após ano, o consumo médio residencial tem crescido na Paraíba", comentou o gerente do Departamento de Faturamento e Arrecadação.
De acordo com Cleyson Jacomini, a constatação da interferência do aumento do poder aquisitivo fica clara quando se analisa o consumo do setor residencial na Paraíba, que era de 89 GWh em 2006 e passou para 114 GWh no primeiro trimestre de 2012. O setor rural por sua vez foi responsável pelo consumo aproximado de 62 GWh, se somados as taxas de uso da energia elétrica na Paraíba registradas no três meses de 2012, energia suficiente para abastecer a cidade de Campina Grande por um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário