MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Superlotação em prontos-socorros prejudica atendimento em Belém,PA


Metade dos pacientes atendidos em Belém são do interior do estado.
Alguns pacientes chegam em ambulâncias fora dos padrões de suporte.

Do G1 Pará

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou nesta terça feira (22) que quase 50% das internações realizadas nos Prontos Socorros de Belém (PA), no ano de 2012, são de pacientes vindos de outros municípios do Estado. Um total de 1.235 internações . Quanto aos atendimentos de urgência e emergência esses números chegam a 8.334. O levantamento foi realizado pelo Departamento de Urgência e Emergência da Sesma, entre os meses de Janeiro e Abril deste ano.
A superlotação e transtornos aos pacientes de Belém nos hospitais públicos são devido a grande demanda de socorros às pessoas de outras cidades, que buscam atendimento na capital. De acordo com a Coordenadora do Departamento de Urgência e Emergência da Sesma, Regina Maroja, a sobrecarga nestes atendimentos causa inúmeros problemas ao funcionamento dos hospitais e prontos-socorros da cidade e, em consequência, prejudica muitos pacientes.
O PMS da 14 de Março recebe diariamente pacientes de todo o Pará (Foto: Cristino Martins/O Liberal)O PSM da 14 de Março recebe diariamente pacientes de todo o Pará (Foto: Cristino Martins/O Liberal)
“Como nossos hospitais de pronto socorro são portas abertas, acabamos por receber estes pacientes e consequentemente tendo um déficit de leitos, com a superlotação dos setores de atendimento e muitos outros problemas”, afirma a coordenadora. Segundo Regina Maroja, a maioria dos pacientes vem sem nenhum encaminhamento ou em ambulância totalmente fora dos padrões de suporte, o que provoca agravos no estado de saúde deles.
Os dois hospitais de Pronto Socorro de Belém, Mário Pinotti, no bairro do Umarizal (PSM da 14 de Março) e Humberto Maradei Pereira, no bairro do Guamá (PSM do Guamá), são os mais populosos e procurados pela população da capital e do interior. Atendem, cada um, entre 350 a 450 pacientes por dia, com os mais diversos casos e ocorrências. As especialidades médicas passam pela pediatria, clínica cirúrgica e traumatologia.
No PSM do Guamá, somente no primeiro trimestre de 2012, o hospital teve mais de 1.400 pacientes internados,de fora de Belém.
Demanda em 2011 era maior
Em 2011 os números de pessoas atendidas, vindas de outros municípios paraenses e de outros estados, eram maiores. O HPSM Mário Pinotti (PSM da 14 de Março), atendeu 9.838 pacientes. Mais da metade eram de fora de Belém. 4.919 pacientes atendidos no PSM da 14 de Março foram de outros municípios paraenses e 98 de outros Estados, ou seja aproximadamente, 51% da demanda de atendimento do hospítal.
No PSM do Guamá , 4.224 pacientes foram internados em 2011. Desse número 1.250 pacientes eram de fora de Belém, vindos de municípios como Ananindeua, Marituba, Acará e Benevides.
Ainda de acordo com o levantamento da Sesma, em 2011 os municípios que mais encaminharam pacientes ao HPSM da 14 de Março foram Ananindeua (1.216) pacientes, Abaetetuba (436 pacientes), Barcarena (352 pacientes), Marituba (308), Castanhal (282), Moju (224), Acará (178), Benevides (178) e Tomé-açu (148).  O hospital do Guamá recebeu mais pacientes vindos dos municípios de Ananindeua (319 pacientes), Marituba (147 pacientes), Barcarena (88), Acará (67) e Abaetetuba (66).

Nenhum comentário:

Postar um comentário