MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Tática nacional leva PT a intervir em candidaturas


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
São Paulo - Em reunião da Executiva Nacional, o PT anunciou nesta quarta que a escolha dos candidatos à prefeitura das cidades com mais de 200 mil habitantes e polos econômicos regionais terá de ser homologada pela direção nacional do partido. A resolução aprovada será submetida à votação na reunião do Diretório Nacional no próximo dia 18, em Porto Alegre (RS). O objetivo, segundo o presidente nacional da legenda, deputado estadual Rui Falcão (SP), é evitar a intervenção direta da cúpula petista nos diretórios regionais.

"(A resolução) é justamente para que, se você tiver de fazer cumprir o regimento e a tática nacional, não ter de provocar a intervenção", explicou o dirigente. De acordo com Falcão, uma intervenção direta nos diretórios onde a escolha for contrária à orientação nacional causaria "confusão do ponto de vista político e organizativo".

A resolução da Executiva Nacional atinge diretamente cidades como Mossoró (RN) e Duque de Caxias (RJ), onde o PT quer obrigar seus líderes locais a desistir de candidaturas próprias para apoiar o PSB. O acordo serviria como moeda de troca para que os socialistas apoiem Fernando Haddad (PT) em São Paulo. "Nós avocamos para a direção nacional tanto Mossoró quanto Duque de Caxias", avisou Falcão. "No momento devido podemos eventualmente formalizar uma coligação com o PSB", emendou.

No encontro de hoje, além de Mossoró e Duque de Caxias, os petistas discutiram a situação de capitais como Fortaleza (CE) e Recife (PE), onde o PT submeterá a escolha ao processo de prévia. Em São Paulo, Falcão revelou que ontem (09) o partido voltou a conversar com a direção nacional do PCdoB sobre a possibilidade de uma aliança já no primeiro turno. "Há possibilidades (de acordo)", sinalizou o cacique petista. De acordo com ele, a direção do PCdoB deixou claro que não abre mão da candidatura da deputada federal Manuela D'Ávila em Porto Alegre. Rui Falcão afirmou ainda que, além do PCdoB e do PSB, as conversas com o PR estão avançando e que o partido quer apresentar os aliados da chapa de Haddad no encontro do dia 2 de junho.

Questionado sobre a pesquisa Ibope que apontou Haddad com apenas 3% das intenções de voto, Falcão argumentou que mais de 30% do eleitorado paulistano ainda não conhece o petista, mas que ele tende a crescer nas pesquisas quando for associado ao PT, à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A despeito das pesquisas de recall hoje, nosso candidato tem amplo potencial de crescimento", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário