MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Tempestade e ondas 'perfeitas' levam surfistas ao mar do ES


Um grupo surfou durante a noite de segunda e madrugada de terça-feira.
Oceanógrafo diz que este é o período do ano ideal para o surfe.

Leandro Nossa Do G1 ES

Uma tempestade no oceano provocou o aumento do intervalo entre uma onda  e outra, na costa do Espírito Santo. Este fenômeno levou muitos surfistas para o mar na noite desta segunda-feira (21), em Carapebus, na Serra, Grande Vitória. Oceanógrafos dizem que, nestas condições, os esportistas têm mais tempo para pegar mais ondas.
O meteorologista Hugo Ramos, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), disse que a estação de medição de ventos registrou ventos de 17 km/h em Vitória, quando o normal seriam 10 km/h.
O oceanógrafo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Renato Ghisolfi, informou que o período ideal para a prática do surfe no estado é entre janeiro e maio. “Uma tempestade aumenta a quantidade de ondas e acaba beneficiando os surfistas. Geralmente as ondas vêm de sete em sete segundos, e nesse período as ondas aparecem de 15 em 15. Assim, os surfistas tem mais condições de pegar o maior número de ondas. Muitas pessoas confundem, mas a ondulação não significa ondas grandes e, sim o intervalo entre uma onda e outra”, explicou.
Reunião de surfistas
Aproveitando a oportunidade de ventos fortes e muitas ondas, vários surfistas realizaram um campeonato de surfe noturno, na madrugada desta terça-feira (22), na praia de Carapebus, na Serra. Mais de 50 pessoas aproveitaram as ondas. O evento foi organizado pela Associação de Surfistas da Praia Mole e teve iluminação especial na orla.
O surfista Marcelo Lima, vice-presidente da Associação de Surfista da Praia Mole, explica que a sensação de adrenalina por surfar à noite é muito maior. "É uma adrenalina grande demais, uma aventura maior que a gente sente surfando à noite. A ideia é antiga, sempre quisemos fazer isso, e agora tudo encaixou perfeitamente", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário