MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de maio de 2012

UFCG é melhor da América Latina em mundial de programação


Equipe campinense venceu univerisdades como UFPE, USP e ITA.
Participantes tiveram currículos selecionados para estagiar no Facebook.

Do G1 PB
UFCG recebe o trófeu de melhor equipe Latino Americana (Foto: Divulgação/Jillian Hogan)Descontraídos, alunos foram fotografados com
troféu recebido pela Universidade da Rússia
(Foto: Divulgação/Jillian Hogan)
A equipe da Universidade Federal de Campina Grande, uma das representantes brasileiras, terminou como a melhor equipe latino-americana na competição ACM/ICPC (International Collegiate Programming Contest), a maior competição do mundo de programação em nível superior. A Copa do Mundo Nerd, como é conhecida, terminou na quinta-feira (18), em Varsóvia, na Polônia.
Formada pelos estudantes Felipe Abella Cavalcante, Phyllipe Cesar Ramos e Diogo Silva, a equipe foi orientada pelo professor Rohit Gheyi, do Departamento de Sistemas e Computação, e, depois de uma semana de atividades, antes da prova principal, ficou na 47ª posição no placar geral, dentre as 112 instituições participantes.
Foi a primeira vez que um time paraibano participou da fase mundial da competição. O presidente Polonês, Bronisław Komorowski, participou da abertura da competição que teve início no dia 14. Entre as seis equipes brasileiras que foram selecionadas para a fase mundial, estavam  times da UFPE, ITA, UFCG, UFPR, UFRJ e USP.
A UFCG ficou em 3o lugar na fase brasileira, que aconteceu em Goiânia em novembro de 2011, recebendo a medalha de ouro. Rohit, que também é coordenador da Olimpíada Paraibana de Informática, explicou que em vários lugares do mundo, assim como no Brasil, existe uma seletiva, regional e nacional, uma espécie de peneirão para que só as melhores cheguem à etapa mundial.
Local onde as 112 equipes participaram da etapa mundial (Foto: Divulgação/David Hill)Local onde as 112 equipes participaram da
etapa mundial (Foto: Divulgação/David Hill)
“A etapa mundial premia a melhor universidade de cada região, sendo seis prêmios no total, um para cada continente. Depois de muito esforço, e pela primeira vez trazendo o prêmio para a Paraíba, os meninos conquistaram o ouro latino-americano”, explicou, com orgulho, o professor que acompanhou mais de perto os passos dos estudantes. UFCG e UFPE são as únicas universidades nordestinas a conquistar o prêmio.
Rohit Gheyi afirmou que os paraibanos tiveram que “bater as melhores universidades do país, como a UFPE, USP e o ITA, outras universidades brasileiras que já haviam ganho o prêmio de melhor instituição latino-americana de programação, além de fortes concorrentes da Argentina e do Peru”, para levantarem o troféu.
Ele falou também do orgulho de dar a esse prêmio "um pouco mais de verde e amarelo". “Se você chegar em qualquer empresa de informática com gabaritado por ter respondido 4 das 12 questões (resultado da equipe brasileira) do ICPC, terá emprego garantido”, informou Gheyi, ao dizer que a complexidade das questões era "absurda".
“Essa competição é muito usada pelas grandes empresas para que futuros empregados sejam selecionados. Dois dos  três participantes chegaram a enviar currículos e ser selecionados para estágio no Facebook antes mesmo de se sagrarem vencedores da América Latina”, continuou o professor.
O único dos três alunos, do time de gênios do professor Rohit, a não enviar currículo para estagiar no Facebook  foi Felipe Abella, que em 2011 conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Internacional de Informática, maior competição de programação do mundo em nível de ensino médio, sendo o primeiro vencedor brasileiro de todos os tempos.
Felipe Abella Cavalcante, Phyllipe Cesar Ramos e Diogo Silva (Foto: Divulgação/David Hill)Phyllipe Cesar Ramos, Felipe Abella Cavalcante e Diogo Silva (Foto: Divulgação/David Hill)

Nenhum comentário:

Postar um comentário