MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Universo da capoeira vira tema de exposição fotográfica no Recife


Trabalho é composto por imagens do fotógrafo paulistano André Cypriano.
Centro Cultural Correios, no Bairro do Recife, recebe mostra até 19 de maio.

Do G1 PE

A nova exposição do Centro Cultural Correios, no Recife, é sobre uma expressão brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. A mostra fotográfica "Capoeira - luta, dança e jogo da liberdade"  é composta por 11 imagens em preto e branco e 29 coloridas do fotógrafo paulistano André Cypriano. A montagem está aberta ao público desde quarta-feira (11) e segue até o dia 19 de maio. A entrada é de graça.
Exposição (Foto: Reprodução/ André Cypriano)Exposição mostra valor histórico, social e cultural da capoeira (Foto: Reprodução/ André Cypriano)
O trabalho idealizado pelo fotógrafo é fruto de pesquisa feita para a confecção de livro homônimo, lançado em 2009, cujos textos são assinados por Rodrigo de Almeida e Letícia Pimenta. A exposição é itinerante e já percorreu cidades como Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, entre os anos 2010 e 2011. No início deste ano, a mostra obteve patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet, e foi montada em Aracaju (SE).
Capoeira (Foto: Reprodução/ André Cypriano)Trabalho resgata a história e as origens da arte (Foto: Reprodução/ André Cypriano)
"Capoeira - luta, dança e jogo da liberdade" reúne, além de fotografias, instrumentos musicais utilizados para animar as rodas dos capoeiristas e um assentamento - uma espécie de altar - para Exu, o primeiro orixá reverenciado antes da roda começar.
A montagem contempla, ainda, ilustrações publicadas no livro de Cypriano, como as que são assinadas por Debret e Auguste Earle. A mostra tem curadoria da diretora da Aori Produções Culturais (SP), Denise Carvalho. A iniciativa também prevê oficinas para estudantes da rede pública. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (81) 3224-5739.

Serviço

Exposição fotográfica "Capoeira - luta, dança e jogo da liberdade"
Centro Cultural Correios - Av. Marquês de Olinda, n° 262, Bairro do Recife
Abertura: terça-feira (10), às 19h
Visitação: quarta-feira (11) a 19 de maio de 2012
Horários: terça a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 12h às 18h
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário