MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de maio de 2012

Vacina contra a gripe está disponível nos Postos de Saúde de Aracaju


Ministério da Saúde enviou 77 mil doses para a capital sergipana.
A meta de Sergipe é vacinar cerca de 300 mil pessoas.

Do G1 SE

vacina gripe (Foto: Reprodução/TV Globo)Idosos, gestantes e crianças menores de 2 anos
devem se vacinar (Foto: Reprodução/TV Globo)
Todas as 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju (SE) já estão disponibilizando a vacina contra a gripe para de idosos, gestantes, crianças menores de 2 anos e trabalhadores da saúde.
O dia D da Campanha Nacional contra a Gripe realizada pelo Ministério da Saúde será neste sábado (05) de maio, mas quem quiser evitar filas já pode se dirigir à unidade mais próxima para se vacinar.
No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas devem ser imunizados. A meta de Sergipe é vacinar cerca de 300 mil, sendo 77 mil pessoas em Aracaju.
"Cerca de 800 pessoas estarão envolvidas nesta campanha desenvolvida nas unidades que estão distribuídas, estrategicamente, em vários bairros da capital", explica Débora Moura, técnica do Programa de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde.
A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, entre eles, o da Influenza A (H1N1). O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura para todos. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção.
"É importante levar sempre o Cartão de Vacinação. Quem não possui o cartão, pode fazê-lo no momento da imunização. Lembrando que o cartão tem o histórico da vacinação, o que possibilita, até mesmo, atualizar outras vacinas que estão faltando", alerta a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.
Reações
A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação – ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário