MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de junho de 2012

Abatedouros clandestinos são fechados durante operação em MT


Ação foi realizada na cidade de Barra do Garças, a 526 km de Cuiabá.
Polícia investiga origem de animais abatidos ilegalmente em três pontos.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Peles e carcaças dos animais foram encontrados em vários pontos (Foto: Divulgação / Sema)Peles e carcaças dos animais foram encontrados em vários pontos (Foto: Divulgação / Sema)
Uma operação em Barra do Garças, a 516 quilômetros de Cuiabá, resultou no fechamento e interdição de três pontos de abate clandestino de gado. Dois funcionavam em propriedades na zona rural e outro utilizava a estrutura de um frigorífico desativado no perímetro urbano da cidade. Peças de couro, carcaças de animais, cabeças de bovinos e ossos armazenados foram encontrados, indício da existência do crime, aponta o delegado Adilson Gonçalves de Macedo.
Três inquéritos foram instaurados pela Polícia Civil para investigar crimes contra a relação de consumo e crime ambiental. De acordo com Gonçalves, o objetivo é apurar a relação entre abate e venda de carne irregular. "Vamos identificar quais eram as pessoas que estavam vendendo as carnes", disse o delegado ao G1.
O delegado explicou que nas fazendas foram improvisados espaços para abater o gado. Não houve prisão. "Houve a perícia no local e constatada a existência de carcaças. Os animais eram abatidos com marretas. Elas foram periciadas e ainda encontramos couros, vísceras jogadas fora", contou o delegado.
A polícia quer saber se os animais abatidos de forma ilegal são oriundos de furtos na região. O frequente número de ocorrências desta natureza levou as autoridades a suspeitarem da relação entre os crimes. "Existe a possibilidade desses abatedouros estarem usando bovinos oriundos de furtos da região, pois houve um aumento considerável em cinco meses, especialmente na região de Araguaina, a 55 quilômetros de Barra do Garças", manifestou ainda o delegado de Polícia Civil.
A Polícia Civil pretende ouvir nesta semana pessoas que residiam nas propriedades onde os abatedouros foram encontrados. A ação em Barra do Garças envolveu, além da Polícia Civil, agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Vigilância Sanitária, Perícia Criminal, Polícia Federal, Ministério Público e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).
Vistoria em açougues
Além dos abatedouros a operação conjunta também envolveu vistoria em açougues em Barra do Garças. O objetivo era identificar o recebimento de carne ilegal nas empresas. Mas como destaca o delegado Adilson Gonçalves de Macedo, não foram constatadas irregulares nos comércios.
"Foram vistoriados açougues também, mas não houve irregularidades", pontuou o delegado. Somente Barra do Garças possui um plantel bovino superior a 420 mil animais, de acordo com o Indea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário