MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de junho de 2012

Abrigo atende mulheres vítimas de violência doméstica no Pará


Espaço tem capacidade para atender 16 pessoas.
Maioria das mulheres retorna ao abrigo pouco tempo depois de ser liberada.

Do G1 PA

Em alguns casos de violência doméstica, por questões de segurança, as vítimas precisam ser encaminhadas a um local seguro para garantir sua integridade física e psicológica. Em Belém, um abrigo especializado nesse tipo de atendimento recebe as mulheres encaminhadas pela Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), da Polícia Civil, e pelo Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher (Naem), da Defensoria Pública do Pará. O nome e o local do abrigo não podem ser divulgados, para proteger a identidade das vítimas.
Segundo a coordenadora do espaço, Ingrid Wanderley, a capacidade de acolhimento do local é de 16 pessoas, incluindo filhos e outros familiares destas mulheres. "Há situações até em que filhos maiores (de idade) ou mães idosas vem para cá como acompanhantes", comenta.
A coordenadora informou que as mulheres acolhidas pelo abrigo recebem atendimentos psico-social e pedagógicos e assessoria jurídica. "Todo o tratamento psicológico e o processo judicial são acompanhados por nós. Mas infelizmente, percebemos que muitas mulheres que saem daqui acabam retornando pouco tempo depois", conta.
Entre os principais problemas que as mulheres apresentam quando chegam ao espaço, a psicóloga Inês Vitorino destaca a necessidade de falar sobre a violência que sofreram. "Elas chegam aqui precisando desabafar, querendo contar sua história. Depois desse primeiro momento, percebemos que muitas têm sono irregular, com pesadelos e insônia. Crises de choro e dificuldade de se alimentar também são algumas das consequências que a violência doméstica provoca", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário