MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de junho de 2012

Agricultores apostam no consórcio do milho com braquiária em Goiás


Este ano, Jataí aumentou em mais de 14% a área de milho safrinha.
Produção pode passar de um milhão de toneladas.

Do Globo Rural
Os agricultores de Jataí, em Goiás, onde começou a colheita do milho safrinha, estão comprovando os bons resultados do consórcio do grão com braquiária.
De acordo com o último levantamento do IBGE, o município de Jataí aumentou em mais de 14% a área de milho safrinha este ano em comparação à cultivada em 2011. São 160 mil hectares. A produção pode passar de um milhão de toneladas.
O agricultor Antônio Gazarini investiu em um sistema diferenciado de culturas em uma área de 400 hectares. Depois de colher o feijão na safra de verão, ele plantou milho consorciado com a braquiária. A estratégia é aproveitar a terra também para a pecuária. O capim irá garantir alimento para o gado no período da estiagem.
No consórcio do milho com a braquiária, a forrageira pode ter dupla utilidade: servir de alimento para o gado e para a formação de palhada no sistema de plantio direto, no qual a planta pode proporcionar cobertura permanente de solo até a semeadora da safra de verão.
No sistema integrado de cultura, os irmãos Gazarini já conseguiram produzir em uma mesma área três safras por ano, duas de grãos e uma de gado.
O agrônomo Jair Barrachi garante que o consórcio não interfere na produtividade do milho safrinha. Na propriedade em Jataí, os agricultores estão colhendo 160 sacas por hectare, uma quantidade muito acima da média do estado, de 94 sacas por hectare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário