MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de junho de 2012

Agricultores colhem grãos de café para produção de sementes em MG


Municípios do sul do estado devem produzir 120 toneladas.
Este ano, houve aumento tanto na procura quanto no preço da semente.

Do Globo Rural

Os agricultores do sul de Minas Gerais começaram a colheita dos grãos de café que servirão de semente para produzir novas mudas. A região tem 14 produtores de sementes distribuídos em 12 municípios que devem produzir 120 toneladas. Este ano, houve aumento tanto na procura quanto no preço da semente.
O agrônomo Alysson Fagundes, da Fundação Procafé, usa um spray para marcar os pés de café selecionados. As plantas são escolhidas com base na produtividade, uniformidade de maturação, qualidade do fruto e porte da planta.
A semente é separada da casca no despoupador. Depois, a semente passa pela secagem no terreiro. Esse processo exige cuidados para evitar que o embrião da semente seja afetado. A peneira separa os restos de casca e outras impurezas, mas as mãos das mulheres garantem a semente pronta para o plantio.
Este ano, a procura por sementes de café cresceu. Só a Fundação Procafé pretende dobrar a venda de sementes em relação à safra passada. O preço do produto também subiu. Cada quilo de semente está sendo vendido por R$ 25, com aumento de 25% sobre o preço do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário