MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Agricultores dão bom exemplo e recuperam áreas desmatadas no ES


Segundo IBGE, estado teve 88,9% de área desmatada desde o século XVI.
Agricultores investem em reflorestamento.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

A área de Mata Atlântica presente no Espírito Santo aumentou de 8 para 11% nos últimos 20 anos, segundo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado teve 88,9% da área desmatada, do século XVI até os tempos atuais. Mesmo com os altos números de desmatamento, alguns capixabas dedicam seu tempo à recuperação do meio ambiente.

O agricultor Delto Fernandes reflorestou uma área que adquiriu há cerca de 40 anos. "O fogo e as derrubadas eram comuns naquela época. Não existia órgão nenhum para fiscalizar e era feito à vontade. Então, isso virou um deserto que na época chuvosa, era verde. Na época seca, era cinza. Com o tempo, a floresta se refez nas áreas mais propícias. Preservar o meio ambiente é segurar nossa vida", falou.
O agricultor Ademir Lessa cercou uma área de seu terreno, há um ano, e plantou mais de 30 espécies nativas da Mata Atlântica. "Quando eu vi que estava úmido, percebi que era nascente. Nós cavamos na beirada da cerca e vimos que brotou água. Cercamos e fizemos uma mata. Sem água ninguém vive. Quem não cuidar, está perdendo tempo", destacou Ademir.
Nascentes também foram recuperadas. (Foto: Reprodução / TV Gazeta)Nascentes também foram recuperadas. (Foto: Reprodução / TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário