MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de junho de 2012

Agricultores gaúchos testam três novas variedades de batata-doce


Variedades foram lançadas pela Embrapa.
Cultivares apresentam produtividade superior a 30 toneladas por hectare.

Do Globo Rural

O agricultor Samuel Buss produz batata-doce em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Em cinco dos oito hectares ele cultiva a BR-Amélia, variedade recém-lançada pela Embrapa. “A escolha foi devido a boa aceitação no mercado. Ela é muito saborosa e tem seu espaço na mesa do consumidor”, diz.
A variedade é resultado de dez anos de pesquisa genética. A Embrapa Clima Temperado está lançando também as cultivares BRS-Cuia e a BRS-Rubissol. Este é o primeiro ano de plantio das três variedades.
Elas apresentam produtividade superior a 30 toneladas por hectare, número quatro vezes maior do que a média brasileira, que é de oito toneladas por hectare. Esse número pode ser ainda maior se o cultivo acontecer em condições ideais. A produtividade por hectare na lavoura experimental da Embrapa é de 60 toneladas.
“A batata doce tem uma larga abrangência geográfica. Há possibilidade dela se adaptar bem em outras regiões, mas o importante é que elas são selecionadas para um clima mais ameno, como o do Rio Grande do Sul”, explica o agrônomo Luís Antônio Suita.
A variedade cuia, de coloração creme, é adequada para o processo industrial por causa do tamanho relativamente grande. A rubissol, com a casca avermelhada, pode ser usada tanto na indústria como para o consumo de mesa. Todas são ricas em vitaminas e proteínas, mas a BRS-Amélia, de polpa alaranjada, é a que mais apresenta propriedades nutricionais essenciais para a saúde.
As mudas já foram compradas por produtores de Sergipe, Mato Grosso, Minas Gerais, Brasília, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário