MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ahmadinejad critica 'imperialismo' na Rio+20


'Não devemos buscar hegemonia à custa de outros povos', disse.
Países desenvolvidos impõem padrões de desenvolvimento, afirmou.

Do G1, no Rio

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, defendeu nesta quarta-feira (20) em discurso na reunião plenária da Rio+20, um "compromisso com a moralidade" na relação entre povos e nações para construir "um mundo melhor e mais igualitário".
O iraniano começou sua fala evocando Deus e desejando aos companheiros "saúde" para seguir "o profeta".
Segundo ele, a busca incessante pelo lucro e realização material tem elevado o nível de animosidade  no mundo. “Não devemos buscar hegemonia à custa de outros povos e seres humanos que habitam o planeta”, afirmou em discurso.
“A ordem internacional precisa ser redesenhada para servir tanto às necessidades materiais quanto espirituais da raça humana”, disse o líder iraniano. “Ninguém tem o direito de arruinar o ambiente que pertence a todos”.
"Os seres humanos não são rivais, mas amigos e companheiros que se completam. A felicidade de um não pode ser às custas do outro”.
Ahmadinejad criticou o que considera ser um sistema "imperialista" que domina o mundo. “Um grupo minoritários de países, os chamados países desenvolvidos, estão impondo padrões de desenvolvimento, e os outros países são forçados a seguir os seus passos”, afirmou e, mais adiante, mandou o que parecia um recado a críticos de seu governo:  "As questões de direitos humanos foram concebidas para servir àqueles que dominam o mundo".
Ele ainda alfinetou Israel e Estados Unidos ao relembrar guerras pelo mundo. "A Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã, a guerra que os sionistas declararam contra os árabes, a guerra que Saddam Hussein declarou contra o Irã e tantas outras guerras injustas" foram citadas como causadoras de destruição.
ConferênciaComeçou nesta quarta-feira (20) o chamado “segmento de alto nível” da Rio+20 - os três dias em que participam chefes de Estado e de governo.
Eles estão discursando na plenária da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, e também discutindo com os ministros o rascunho do documento aprovado nesta terça pelos diplomatas dos países. A programação prevê falas de 58 ministros, presidentes e vice-presidentes nesta quarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário