MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de junho de 2012

Alckmin anuncia acordos com fabricantes para destinação do lixo


Governador de SP participa do Seminário São Paulo mais limpa.
Evento discute caminhos para diminuir a quantidade de lixo.

Do G1 SP

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e pesquisadores participaram nesta manhã do Seminário São Paulo mais limpa, realizado nesta terça-feira (05), quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. No evento, uma parceria do Globo Universidade com a Escola Politécnica e o Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, estão em discussão os caminhos para diminuir a quantidade de lixo na cidade de São Paulo.
Alckmin anunciou a assinatura de acordos com os fabricantes de pneus, óleo de cozinha, óleo combustível e telefones celulares para a destinação dos resíduos. "O papel do governo é a articulação, o incentivo e a fiscalização. Então, vão ser definidos locais de entrega. O consumidor onde é que ele entrega o celular, onde é que ele devolve o pneu, quais são as lojas, revendedoras que fazem. Depois, a logística que o setor privado vai fazer, que é recolher tudo isso e dar o destino ambientalmente adequado, transformando esse pneu em asfalto, transformando o óleo combustível em outros tipos de biodiesel, dando o destino adequado", informou o governador.
O professor Carlo Ratti deu detalhes sobre o projeto de rastreamento do caminho do lixo que desenvolve no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. A professora Patrícia Iglesias, do departamento de direito civil da USP, explicou a Política Nacional de Resíduos Sólidos e de que forma cada setor da sociedade terá de agir para que parte do lixo volte para a cadeia produtiva como matéria-prima.
O professor Sabetai Calderoni, presidente do Instituto Brasil Ambiente e Instituto de Desenvolvimento Sustentável, falou sobre os bilhões de reais perdidos por causa do baixo índice de reciclagem, que é de 1,5% do total de resíduos gerados. O professor Escola Politécnica Jorge Alberto Tenório deu exemplos de tecnologias que podem ser adotadas para aumentar o aproveitamento dos materiais. A professora Maria Cecília Loschiavo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, contou um pouco da relação das pessoas com o lixo ao longo da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário