MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 16 de junho de 2012

Ambientalistas defendem pagamento por serviços prestados pela Natureza


Esta ideia está na pauta de discussões da Rio+20.

O planeta nos dá tudo o que precisamos para viver. Por isso, muitos ambientalistas defendem um pagamento pelos serviços prestados pela natureza. Esta ideia está na pauta de discussões da Rio+20.
Ar limpo, água fresca, alimentos. A natureza trabalha sem parar para fornecer tudo o que precisamos para o nosso dia a dia. É como se ela fosse uma usina.
As abelhas fazem parte desse trabalho. Elas são operárias e assalariadas no sertão pernambucano. Mas quem recebe o dinheiro é Seu Camilo de Souza, um apicultor de Petrolina. São quase R$ 3 mil pelo aluguel das colméias, para fazer a polinização em plantações de melão. De flor em flor, as abelhas carregam no corpo o pólen – a minúscula semente que germina os frutos.
“Eu amo a natureza. Além de tudo, eu estou defendendo o meio ambiente. Ainda estou ganhando com isso”, comenta o apicultor.
O misterioso desaparecimento das abelhas em várias partes do mundo preocupa os agricultores. Nos Estados Unidos, os prejuízos no campo chegaram a US$ 7 bilhões. A conta é de um economista da ONU. Para ele, é preciso calcular o valor dos serviços prestados pela natureza para que eles sejam protegidos. “Usamos a natureza porque tem valor, mas desperdiçamos porque é de graça”, diz ele.
Quanto vale uma floresta em pé? A Amazônia é responsável por vários serviços ambientais importantes. O Jornal Nacional foi até a Amazônia para mostrar alguns serviços ambientais que não são visíveis a olho nu. Um dos mais importantes é a fertilidade do solo que vem da própria floresta. São minhocas, cupins e uma infinidade de microorganismo que transformam lixo da floresta em adubo.
Todas as árvores são feitas de carbono, que vem da atmosfera. As árvores sugam o CO 2, que é um gás de efeito estufa, para poderem crescer. Estima-se que a Floresta Amazônica acumule cerca de 100 bilhões de toneladas de carbono. É melhor o carbono nas árvores do que na atmosfera.
Outro serviço ambiental importante é a produção de chuva. As árvores suam vapor d’água que seguem em direção à atmosfera. No caso da Floresta Amazônica, são 250 milhões de litros por segundo.
De barco, pelo Rio Negro, o Jornal Nacional foi conhecer um projeto elogiado pela ONU por manter a população na floresta sem destruir o verde. O Bolsa Floresta alcança uma população de 35 mil ribeirinhos, como Cloudilon Silveira – o homem pássaro. É com ele que as crianças aprendem a produzir alimentos usando a floresta como aliada.
“De primeira, eles pegavam aquele monte e tocavam fogo. Isso foi um paradigma que nós estamos quebrando aos poucos e, graças a Deus, está funcionando de uma maneira bem tranquila”, comenta o professor de técnicas agrícolas.
José Roberto Nascimento da Silva era madeireiro ilegal, mas hoje só tira árvore do lugar certo. “O melhor é hoje. Porque hoje nós andamos de cabeça erguida, não andamos escondidos. Nada que nós fazemos hoje é escondido. É isso é que é uma vida”, afirma o presidente da União de Conservação do Rio Negro.
Na maioria dos rios do Brasil a água já não é mais transparente, sem cheiro, sem poluição. Mas, no Rio Claro (RJ), dá até para tomar banho, sem nenhum risco à saúde. Onde a água ainda é assim, é preciso proteger. Isso é o que está acontecendo no Rio Parado, uma das nascentes do Guandu, que abastece 80% da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Quem cuida da mata protege também nascentes e mananciais. São 43 produtores rurais ganhando dinheiro com isso. “A gente tem que pensar que estamos gerenciando a gota d’água para uso futuro”, aponta Décio Tubbs Filho, diretor geral do Comitê Guandu.
A proteção das águas aproximou uma família. Pai e filho ,que tem histórias bem diferentes, hoje trabalham juntos. O agricultor Benedito Bernardo Leite conta que trabalhava com a derrubada de árvores para fazer carvão. “Foram trinta e poucos anos fazendo isso”, diz. Já com o filho, foi diferente. “Hoje, na minha geração, a gente está preservando as matas. A gente sabe também que os nossos filhos, nossos netos, amanhã, dependem dessas águas, dependem dessa natureza pura para sobreviver”, aponta Benedito Bernardo Leite Filho.
JORNAL NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário