MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 16 de junho de 2012

Apesar de ilegal, grupo acampa em praça em protesto contra a Rio+20


Cerca de 150 pessoas estão dormindo em barracas no Centro da cidade.
Prefeitura diz que agentes da Ordem Pública vão retirar acampamento.

Rodrigo Vianna Do G1 RJ
Apesar da prefeitura do Rio de Janeiro proibir o acampamento em áreas públicas próximas ao Aterro do Flamengo, na Zona Sul, onde ocorre a Cúpula dos Povos, cerca de 150 pessoas montaram as suas barracas, neste sábado (16), na Praça Marechal Deodoro, no Centro. O grupo está acampado em protesto contra a Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável.
Cerca de 150 manifestantes acampam em protesto à Rio+20; prefeitura  diz que vai retirar grupo do local (Foto: Rodrigo Vianna/G1)Cerca de 150 manifestantes acampam em protesto à Rio+20; prefeitura diz que vai retirar grupo do local (Foto: Rodrigo Vianna/G1)
Os manifestantes fazem parte do movimento “Ocupa dos Povos”, e chegaram ao local na quinta-feira (14), um dia antes da abertura da Cúpula dos Povos. Com cartazes e cerca de 20 barracas, o grupo reproduz a proposta do “Occupy Wall Street”, que tomou as ruas de Nova York em 2011. No ano passado, eles chegaram a passar 45 dias acampados na Cinelândia, também no Centro.
Crítica ao discurso oficial
O grupo é formado por pessoas de várias partes do Brasil e do mundo. Segundo o historiador Fernando Monteiro, de 30 anos, um dos representantes do movimento, um dos objetivos é criticar o discurso oficial de sustentabilidade e incluir outras pautas na agenda da conferência, como a questão política e a ordem pública. Eles pretendem manter o acampamento até o dia 22, quando terminam a Cúpula dos Povos e a Rio+20.
“A gente critica essa falta da economia verde, a forma como esse assunto está sendo discutido aqui. Somos contra esse espírito capitalista e essa imagem de que os governos vão resolver alguma coisa quando a gente sabe que de fato isso não vai acontecer. Eu não posso falar por todos, mas defendemos uma política mais democrática e mais seriedade ao assunto”, disse ele.
Desde quinta-feira, agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) vão ao local na tentativa de convencer o grupo a desmontar o acampamento. Na manhã de sexta (15), eles chegaram a deixar o local, mas retornaram mais tarde onde ainda permaneciam por volta das 12h deste sábado (16). Um carro da Seop estava estacionado na praça, mas não havia agentes do lado de fora.
A prefeitura do Rio informou que enviou uma equipe da Seop para retirar os manifestantes do local. A prefeitura ressalta, no entanto, que o protesto em si não é proibido, mas sim o acampamento em praça pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário