MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ásia puxa alta nas exportações de algodão mato-grossense


Bloco consumiu 85% da pluma embarcada pelo estado.
Até maio Mato Grosso exportou 152 mil toneladas de algodão

Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Mistos de apetite pelo continente asiático, associado à necessidade de reajustar os estoques internos e os preços atrativos impactaram diretamente no desempenho mato-grossense das exportações de algodão. Em 2012 o bloco comprou 85% da pluma embarcada pela unidade federada. Com a colheita iniciada há poucas semanas no estado, tendência de que os negócios continuem aquecidos, destaca Elisa Gomes, analista de mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), até o mês de maio Mato Grosso exportou 152 mil toneladas de algodão em pluma. A receita originada atingiu a cifra de US$ 280 milhões. O produto figura na terceira posição na lista dos itens mais exportados pelo estado no acumulado do ano, atrás somente do complexo soja e da carne bovina.
Como destaca Elisa Gomes, a oferta pelo produto mato-grossense contribuiu para o cenário de alta nos negócios externos. "As exportações cresceram porque no ano passado não tínhamos algodão em pluma e o estoque era baixo. Agora, como temos uma oferta e isso tem animado os compradores a refazerem seus estoques e os preços estão atrativos para quem vai aumentar", frisa a especialista.
China, Indonésia e Coreia do Sul continuam absolutas e lideram o ranking dos principais compradores da pluma do estado. Juntos os três países foram responsáveis por 52% da compra do algodão mato-grossense em 2012, lembra Elisa Gomes, do Imea.
Brasil
Enquanto isso, no Brasil as exportações de algodão atingiram em maio 59 mil toneladas, considerado no mês de referência o maior na série histórica. De acordo com o Imea, o ano que mais se aproximou deste número foi em 2009, atingindo 39 mil toneladas no igual período.
Em 12 meses o país embarcou 998 mil toneladas. Com a expectativa de aumento de 0,5% na produção de algodão no Brasil nesta safra, como projeta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as exportações da pluma também devem ser elevadas.
Em Mato Grosso, a expectativa é que a safra cresça 5,9% em produção e chegue a 992.886 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário