MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Audiência cobra soluções para conflitos agrários na Amazônia


Em 2011 foram registrados mais de 1.300 confrontos.
Segundo dados da Pastoral da Terra, 29 pessoas formam assassinadas.

Do G1 AM

Uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, cobrou soluções para os conflitos agrários na Amazônia. O encontrou tratou dos crimes ambientais e contra os direitos humanos envolvendo trabalhadores rurais, ribeirinhos e extrativistas.

A produtora rural Nilcilene LIma, que mora no município de Lábrea, no Sul do Amazonas, denunciou e execução de seis lideranças na região e disse que está na lista dos ameaçados de morte pelos madeireiros. "Pedimos que o Governo dê condições aos produtores e que retire os madeireiros, que faça Justiça, que tenha investigação. Já perdi vários companheiros que defenderam o meio ambiente", disse.

Segundo a Pastoral da Terra, em 2011 foram registrados mais de 1.300 confrontos entre trabalhadores rurais, fazendeiros, ribeirinhos, indígenas e madeireiros. Ainda segundo dados da Pastoral, 29 pessoas formam assassinadas e 347 estão ameaçadas de morte. "Como eles vão colher o açaí, a copaíba, a castanha se eles não tiverem a floresta em pé? Para o seringueiro e para o ribeirinho, não basta só a terra. A terra é muito mais que terra, é o território", disse Valéria Cunha, da Pastoral da Terra no Amazonas.
O delegado da Polícia Federal, Welligton Porcino, afirmou que há uma ação permanente na região envolvendo mais de 70 homens. "São policiais federais de Força Nacional apoiando as ações de repressão de crimes ambientais e também de segurança de pessoas ameaçadas. Temos prioridade absoluta para a região Norte do país", disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário