MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Avião solar pousa no Marrocos e completa viagem intercontinental


'Solar Impulse' decolou em Madri e pousou em Rabat, 19 horas depois.
Projeto começou em 2003 com um orçamento de 90 milhões de euros.

Da Reuters

Um avião solar pousou no Marrocos nesta terça-feira (5), completando o primeiro voo intercontinental do mundo movido com a energia do sol para mostrar o potencial de viagens aéreas não poluentes.
O "Solar Impulse" decolou de Madri, na Espanha, às 5h22 desta terça-feira (0h22 em Brasília) e pousou no aeroporto internacional de Rabat, no Marrocos, depois de um voo de 19 horas.
Momentos antes de o piloto suíço Bertrand Piccard pousar o avião em Rabat, o cofundador do projeto e piloto André Borschberg disse que a aeronave provou a sua sustentabilidade.
"O avião agora pode voar dia e noite. É um show e tanto ... É uma tecnologia que podemos confiar", disse ele a repórteres.
Piccard desembarcou do avião sorrindo e foi cumprimentado por Borshberg e Mustafa Bakkoury, diretor da agência de energia solar do Marrocos.
O projeto Solar Impulse começou em 2003 com um orçamento de 10 anos de 90 milhões de euros e tem envolvido engenheiros da empresa suíça de elevadores Schindler e pesquisadores do grupo químico belga Solvay.
Nesta terça-feira, o avião cruzou o Estreito de Gibraltar, que separa a África e a Europa, um dos menores trechos entre os continentes.
O voo é crucial para os desenvolvedores do projeto, pois ajudaria a melhorar a organização de uma turnê mundial planejada para 2013.
"O voo foi absolutamente maravilhoso, mas praticamente não pude apreciá-lo porque disse a mim mesmo que eu e André tínhamos a responsabilidade de trazer esse avião para o Marrocos", disse Piccard.
O avião, que requer 12.000 células solares, fez o seu primeiro voo em abril de 2010 e completou um voo de 26 horas, um recorde de tempo para uma aeronave solar, três meses depois.
A primeira missão internacional aconteceu no mês passado, quando completou um voo de 13 horas entre Payern, no oeste da Suíça, e Bruxelas, na Bélgica.
Com uma velocidade média de 70 quilômetros por hora, o Solar Impulse não é uma ameaça imediata aos jatos comerciais, que podem facilmente atingir 10 vezes mais a sua velocidade. Um voo entre Madri e Rabat pode levar pouco mais que um hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário