MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de junho de 2012

Baixada Santista faz programação para Semana do Meio Ambiente


Haverá palestras sobre o tema e distribuição de mudas de árvores.
Em Santos, voluntários fazem mutirão de limpeza nas praias da cidade.

Do G1 Santos

As cidades da Baixada Santista preparam uma programação especial para o Dia do Meio Ambiente, comemorado na próxima terça-feira (5).
Às vésperas do Rio + 20, evento que marca os 20 anos da Rio 92 e será realizado no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho, as comemorações da Semana do Meio Ambiente na região focam ações para a eliminação do lixo nas cidades, promovendo ações de educação e geração de renda através da coleta seletiva e da venda de reciclagem.
SantosNo sábado (2), acontece uma faxina ecológica na orla da praia da cidade. Duas turmas partirão, simultaneamente, da praia em frente ao Aquário e do canal 1. Elas devem se encontrar no Posto 3, no Gonzaga.
Ao longo do percurso, haverá tendas onde monitores ambientais orientarão os banhistas sobre a importância da preservação da natureza, além de distribuição de sacos de lixo e exposições sobre lixo reciclável. Os voluntários são grupos formados por alunos de uma escola de idiomas de Santos e dos escoteiros do 13° Distrito da Costa da Mata Atlântica.
O alvo dos grupos são detritos deixados por banhistas e vindos do mar. Tendas estarão montadas ao longo do percurso, orientando os banhistas sobre a importância da da preservação da natureza.
No domingo (3), a programação fica por conta da Trilha Ambiental Poço Verde – Caruara, que pode ser feita das 8h às 14h, com inscrições pelo tel. 9785-5457. A saída será em frente ao Extra Hipermercado. Um passeio ciclístico pela orla também está marcado para as 10h, com largada do Aquário e término no emissário submarino.
Na segunda-feira (4), acontece a ‘1ª Mostra Albatroz de Vídeo Socioambiental – Projeto Albatroz e Projeto Tamar’, será no Teatro Guarany, entre 19h e 22h. Os ingressos podem ser retirados a partir das 18h.
Da terça (5), das 14h às 17h, será promovido workshop de jogos ecológicos, no Senac, e continuidade da mostra ‘Albatroz’, com vídeo sobre a Laje de Santos, entre 19h e 22h, no Guarany. A inscrição no workshop deve ser feita pelo tel.: 2105-7799 e para a mostra, os ingressos podem ser retirados com antecedência de uma hora.
E na quarta-feira (6) acontece a abertura do ‘Cine Ambiental’, às 14h30, no Engenho dos Erasmos – USP (Rua Alan Ciber Pinto, 96, São Jorge, Zona Noroeste) e apresentação da peça ‘Pindorama – Terra das Palmeiras’, às 15h, no Sindicato dos Metalúrgicos, na Av. Ana Costa, 55, Vila Mathias.
Itanhaém
A Semana do Meio Ambiente em Itanhaém começa na terça-feira com a distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em frente à Igreja, Nossa Senhora do Sion, no Suarão, das 9h às 12h.
Na terça (5), Praça Angelo Guerra, no Belas Artes, uma barraca terá distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, no horário das 9h às 12h. No dia seguinte, a barraca ficará na praça em frente à Escola Municipal Olga Lopes de Mendonça, no Gaivota, com distribuição de mudas de árvores nativas de Mata Atlântica, no horário das 9h às 12h.
Guarujá
No sábado, tendas interativas para que os convidados possam ver de perto como funcionam os projetos “Caminhos da Mata”, Projeto Orla, Bandeira Azul e mais atividades educacionais. Haverá ainda tendas interativas expondo as ações e projetos socioambientais promovidos na cidade, e discussões relacionadas ao tema do desenvolvimento sustentável. As atividades acontecem das 9 às 13h, no Núcleo de Educação e Informação Ambiental, que fica na praia do Tombo. Durante o evento haverá plantio e distribuição de árvores e a distribuição de espécies nativas.
BertiogaA cidade promove neste sábado a oficina de Cinema e Lixo, na Casa da Cultura, com o cineasta Marcelo Lyra. No mesmo local, na segunda-feira, às 10h, acontece a palestra "A importância ecológica do Parque Estadual da Restinga".
O Espaço cidadão inicia na segunda-feira o seminário "O lixo nos tempos atuais". No primeiro dia o tema será "o novo conceito de lixo e formas de tratamento". No dia seguinte, o assunto será "o lixo como matéria-prima".
Na terça-feira, às 8h30, acontece a saída para limpeza de lixo no mar, em parceria com a colônia de pesca da cidade. O ponto de partida será o canal de Bertioga.
Cubatão
No sábado, das 10h às 14h, no Parque Ecológico do Perequê, haverá a promoção de atividades de educação ambiental pelo Instituto Ecofaxina, Escola Técnica Estadual de Cubatão (Etec) e Secretaria Municipal de Saúde. O parque tem acesso a partir da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, km 10.
No domingo, das 10h às 16h, os trabalhos e produtos expostos anteriormente no Bloco Cultural farão parte de uma mostra no Parque Novo Anilinas, na Avenida Nove de Abril, Centro.
Na segunda, dois grupos de estudantes participam de visita monitorada ao Parque Estadual da Serra do Mar, percorrendo trilhas, participam de dinâmicas e assistirão a palestras.
Cubatão lança Programa de Coleta Seletiva na Semana de Meio Ambiente na terça-feira, com a inauguração do Galpão de Reciclagem - Unidade Municipal de Triagem, na Rua Tenente Coronel Geraldo Aparecido Correa, s/nº, Sítio Cafezal.
No mesmo dia, das 14h às 16h, estudantes promovem a ação Enriquecimento Ambiental, com o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no Parque Ecológico Cotia-Pará.
São Vicente
O zoológico do Parque Ecológico Voturuá vai receber a oficina temática “Plantando Ideias”. Um espaço dedicado às crianças. No espaço elas poderão confeccionar brinquedos com materiais recicláveis, colorir desenhos sobre a natureza e aprender a plantar mudas de árvores. Horário das 9 às 17 horas.
No domingo acontece a Remada Ecológica com o objetivo de conscientizar a população a manter as praias limpas. Os participantes irão se reunir na Praia do Gonzaguinha e remar até a altura da Praça Tom Jobim, onde haverá exposição de banner divulgando as principais ações da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.
Fórum “Sustentabilidade Ambiental”, constituído de duas palestras ministradas por especialistas no assunto: “Crédito de Carbono e Desenvolvimento Sustentável”, coordenada pelo biólogo Fábio Nunes e “Água e Sustentabilidade”, com o embaixador da Ong Amigos da Água, Ricardo Guerin. O evento acontece no auditório do campus experimental do Litoral Paulista da Unesp (Praça Infante Dom Henrique, s/nº - Parque Bitaru). O evento acontece às 14h.
Na terça-feira, na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 8h, no Centro, tendas serão montadas no local onde a população poderá receber serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e testes de Glicemia e Hepatite C.
No mesmo local, A Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) oferecerá agendamento gratuito para a retirada de entulho. A população ainda poderá trocar seu lixo reciclável por uma muda de árvore. Além disso, também estarão em exposição os projetos Hidroponia e Ecociclo, ambos da Codesavi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário