MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de junho de 2012

'Brasileiros são muito bem-vindos na Espanha', diz rei Juan Carlos


Para rei espanhol, barreira à entrada de brasileiros no país será 'resolvida'.
Dilma ressaltou importância de haver avanços na resolução do problema.

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

Rei Juan Carlos I e a presidente Dilma em reunião no Palácio do Planalto (Foto: Wilson Dias/ABr)Rei Juan Carlos I e a presidente Dilma em reunião
no Palácio do Planalto (Foto: Wilson Dias/ABr)
O rei Juan Carlos I, que se reuniu com a presidente Dilma Rousseff em Brasília nesta segunda-feira  (4), disse que "os brasileiros são muito bem-vindos na Espanha". O rei fazia referência ao fato de turistas brasileiros terem dificuldade de entrar na Espanha e, em muitos casos, serem barrados. Para Juan Carlos, essas "questões" serão "resolvidas".
O discurso do rei espanhol foi feito durante almoço oferecido pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Itamaraty.
Dilma também tocou no tema da barreira espanhola a turistas do Brasil. "Segue fortalecido o espírito de entendimento e a admiração mútua que aproximou brasileiros e espanhóis e que levou nossos concidadãos a buscar novas oportunidades nos dois lados do Atlântico. Por isso, atribuo importância ao fato de que estejamos avançando no encaminhamento de soluções reais para os nossos problemas, por exemplo, para os problemas enfrentados por viajantes brasileiros na Espanha", disse a presidente.
Migração
Embora não esteja previsto na pauta oficial da visita do rei, um possível assunto a ser tratado por Juan Carlos e Dilma serão as regras para entrada de turistas em ambos os países.
Está marcada também para esta segunda-feira uma reunião, em Madrid, entre representantes do Ministério das Relações Exteriores da Espanha e a diretora do Departamento Consular de Brasileiros no Exterior, Luiza Lopes da Silva. Os governos brasileiro e espanhol vão discutir detalhes de como flexibilizar a entrada de turistas em um país e em outro, informou a assessoria do Itamaraty.
Desde 2 de abril, o Brasil começou a adotar regras mais duras para turistas espanhóis que querem entrar no país, colocando em prática o princípio da reciprocidade. Além do passaporte, os espanhóis têm agora de apresentar passagem de ida e volta; reserva do hotel; carta-convite em caso de hospedagem em residência e comprovação de que o turista tem recursos para se manter no país. Caso a viagem seja a trabalho, terão que ser apresentados comprovantes das atividades profissionais.
Segundo o Itamaraty, somente no ano passado, 1.419 brasileiros foram barrados, número que representa 0,39% do total de 360.006 brasileiros que viajaram à Espanha. Até abril deste ano, foram 299 rejeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário