MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Campanha de vacinação contra a febre aftosa é prorrogada na Bahia


Novo prazo é adotado por conta dos problemas ocasionados pela seca.
Imunização dos rebanhos segue até o dia 15 de junho no estado.

Do G1 BA

campanha febre aftosa bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Campanha foi prorrogada por conta de problemas
gerados pela seca (Foto: Reprodução/TV Bahia)
O Ministério da Agricultura anunciou que a campanha de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada na Bahia. O prazo, que terminaria no dia 31 de maio, foi esticado por conta do prolongamento nos dias de estiagem no estado.
O novo prazo para os pecuaristas vai até o dia 15 de junho para a vacinação e até o dia 30 de junho para declarar o procedimento na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
No caso dos pecuaristas de municípios que decretaram situação de emergência, e que tiveram a saúde do rebanho afetada pela seca, a vacinação poderá ser feita em qualquer período após o prazo de validade da campanha, sem a aplicação de nenhuma multa ou penalidade. Eles apenas terão apenas de atualizar o rebanho junto à Adab.
Na Bahia, o rebanho bovino ultrapassa 10 milhões de cabeças. Das 265.441 mil propriedades com atividade pecuária, 160 mil estão localizadas em áreas afetadas pela seca, segundo a Secretaria de Agricultura. A Bahia tenta atingir o status de "Livre de Febre Aftosa" em todo o estado. Na campanha, os rebanhos bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados.
Seca
A estiagem que atinge a Bahia já é considerada a mais intensa dos últimos 47 anos e provoca reflexos na produção agrícola e na pecuária do estado.
A falta de chuva e a escassez de água nos leitos de alguns rios provocou a perda de 25% do que foi plantado, de acordo com Rui Costa, secretário da Casa Civil e coordenador do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate à Seca.
Ao todo, 244 cidades decretaram situação de emergência e 209 foram homologados pelo governo estadual, de acordo com as informações do Diário Oficial.
Segundo o Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia, a seca registrada no estado em 1965 tem características semelhantes ao atual período de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário