MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Caruaru, PE, tem fogueira junina de 11 metros para celebrar São Pedro


Poda das árvores é guardada o ano inteiro para montar a atração junina.
Tradição se repete há 35 anos, no Convento dos Capuchinhos.

Thomás Alves Da TV Asa Branca
Fogueira gigante em Caruaru (Foto: Thomás Alves / TV Asa Branca)Fogueira gigante marca dia de São Pedro em
Caruaru (Foto: Thomás Alves / TV Asa Branca)
A tradição aquece os corações dos caruaruenses há 35 anos. A queima da fogueira gigante faz parte da programação junina e acontece no pátio do Convento dos Capuchinhos, no bairro Divinópolis. Após a tradicional missa, com a benção dos freis, a queima da fogueira de 11 metros foi iniciada. Para celebrar, grupos culturais de bacamarteiros, trios pé de serra, quadrilhas e bandas de pífano foram os integrantes da festa.
Às 20h30, com a ajuda de um guindaste, o frei Willian Oliveira acendeu a fogueira. Para ele, a festa é sinônimo de fé. "O povo também expressa sua fé através de manifestações culturais, de acordo com o costume de cada região. Em Caruaru, a fogueira tem esse simbolismo de reunir as famílias. A mensagem mais importante que ela traz é o aquecimento dos corações. Ela faz com que as pessoas expressem amor, através do clima de confraternização", disse.
A praça onde foram realizadas as festividades ficou lotada. Uma dessas pessoas foi o autônomo José Marcelino, que acompanha, todos os anos, a queima da fogueira. "Eu moro no mesmo bairro onde a fogueira é acesa e acompanho a festa desde que ela começou. Para mim, essa tradição tem que ser mantida, assim como todas as outras que temos no Nordeste. Não pode deixar morrer. Porque nós vamos deixar esse costume para nossos netos, assim como deixei para meus filhos. Os meus netos terão que cultivar essa tradição e passar para as gerações futuras", defende José.
A fogueira foi toda construída com sobras da podação pública, garantindo assim que nenhuma árvore seja derrubada para manter a tradição. "É uma fogueira ecologicamente correta. O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura guarda, durante o ano todo, a poda das árvores de toda a cidade. A madeira fica em um galpão, esperando o dia da confecção da fogueira gigante", explicou o presidente da Fundação de Cultura, José Pereira.
Fogueira gigante em Caruaru (Foto: Thomás Alves / TV Asa Branca)Frei Willian Oliveira é erguido através de um guindaste para acender a fogueira (Foto: Thomás Alves / TV Asa Branca)
O frei William conta que a Igreja Católica ajudou a manter a tradição da fogueira. "O início dessa tradição foi incentivado pelos frades capuchinhos, em conjunto com a comunidade. Eles foram acendendo as fogueiras e isso se tornou tradição. Dessa forma, como eu vim parar neste comunidade, é minha responsabilidade seguir com a tradição"
Mais festa
Nesta véspera de São Pedro, além da queima da fogueira gigante, Caruaru tem programação diversificada em vários polos da cidade. No pátio de eventos, principal polo junino, a programação inclui os shows de Leandro D'Luna, Maestro Forró, Clã Brasil, Michel Teló e Arley e Alan. Ainda no pátio, os forrozeiros que curtem o forró mais clássico podem aproveitar os shows do polo Forró do Candeeiro, que fica atrás do palco principal.
A antiga estação ferroviária também compõe a grade de atrações culturais do São João. O local concentra diversos polos, entre eles o alternativo e o repente. Além disso, há uma cidade cenográfica, com atividades nas quais os personagens juninos interagem com o público. É ainda na estação onde está localizada a palhoça para quadrilhas e outra para apresentações de trios pé de serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário