MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Casa do Cordel é uma das atrações no São João de Vitória da Conquista


Espaço possui mais de 2.500 exemplares da literatura de cordel.
Material está a venda a preços populares.

Ingrid Maria Machado Do G1 BA

casa do cordel (Foto: Divulgação)Professor disse que maioria dos 2.500 exemplares expostos na Casa do Cordel estão à venda a preços populares.  (Foto: Divulgação)
Quem vai passar o São João em Vitória da Conquista, no centro sul baiano, não pode deixar de conhecer a Casa do Cordel que se destaca na cidade durante a festa. A casa feita de taipa fica em frente ao Memorial do Forró, na praça Tancredo Neves. A visitação é gratuita e acontece até o domingo (24), sempre a partir das 18h.
Lá o público pode conhecer centenas de títulos literários que homenageiam ícones nordestinos, como como Lampião, Padre Cícero e Luiz Gonzaga, e também personagens históricos, como Che Guevara, Zumbi dos Palmares, Tiradentes e Anita Garibaldi. Na exposição o público pode conhecer ainda obras de antigos e contemporâneos autores populares.
Essa é a miaor expressão da alma nordestina. O nordeste é o centro do mundo"
Antonio Andrade
Todo acervo presente na Casa do Cordel pertence ao professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Antonio Andrade e colecionador de cordéis. O professor é ainda pesquisador do cangaço e da cultura nordestina.
Em entrevista ao G1, o professor disse que há quatro anos realiza com apoio da prefeitura da cidade, a Casa do Cordel. "Por conta da seca, os recursos diminuíram, mas mesmo assim conseguimos montar a casa. A ideia é poder mostrarmos aos turistas que frequentam a cidade durante o período junino, todo o nosso memorial", disse.
Ele conta que a maioria dos 2.500 exemplares estão a venda a preços populares. "Os 'romances de folheto', como ele denomina os cordéis, estão a venda por R$ 3 ou R$ 2,50 e temos obras clássicas com histórias sobre Patativa do Assaré, o Cangaço, Lampião e Gonzação", explicou.
O professor, que estuda há anos culturas populares, disse que começou estudando as culturas e se apaixonou pelo cordel. "Essa é a miaor expressão da alma nordestina. O nordeste é o centro do mundo", revelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário