MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de junho de 2012

Casais unidos há mais de 60 anos dão lições para namoro duradouro


Sebastião e Noêmia garantem que combinam em tudo há 70 anos.
João e Zely frisam o bom entendimento, compreensão e paciência.

Fernando da Mata Do G1 MS
Sebastião e Noêmia estão casados há 70 anos em MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)Noêmia e Sebastião completaram 70 anos de matromônio na segunda (11) (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Celebrar o Dia dos Namorados, data comemorada nesta terça-feira (12), vai muito além de beijos e abraços para casais que estão juntos há mais de 60 anos. Para quem é do tempo do namoro 'de longe', sentimentos de paciência, companheirismo e solidariedade são elementos fundamentais para um relacionamento duradouro.
O pecuarista Sebastião Juliano Gonçalves, 92 anos, está casado há 70 com Noêmia Rabelo Gonçalves, 90 anos. O casal vive atualmente em Campo Grande. Antes de trocarem as alianças, ele contou ao G1 que namorou menos de um ano com a amada.
“Quando nos conhecemos, eu pensei: 'Achei a mulher dos meus sonhos'. Começamos a namorar em setembro de 1941 e naquele tempo era só de longe, não tinha beijo nem abraço. Em dezembro pedi ela em casamento e, em junho de 1942, casamos”, relatou.
Segundo o pecuarista, a união matrimonial ocorreu em pouco tempo por receio dele ser convocado para a Segunda Guerra Mundial. Todavia, o período curto de namoro não significou frustração no relacionamento. Pelo contrário, o casal Gonçalves garante que combina em tudo e que um ajuda o outro.
“Cada vez mais, nós queremos ver um ao outro. Hoje eu sou ‘enfermeiro’ dela, faço de tudo. Antes, ela me cuidou, fazia de tudo para mim. O casal tem que ser um pelo outro desde o começo da vida. Parecia que seria difícil, mas tudo se tornou mais fácil depois”, disse Sebastião.
Em poucas palavras, Noêmia confirmou o carinho que sente pelo marido há 70 anos. “Ele é muito bom para mim, eu sou boa para ele, vivemos muito bem. Ele nunca deixou me faltar nada.”
Nas mãos de João e Zely, foto das bodas de diamante em MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)Nas mãos de João e Zely, foto das bodas de
diamante (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Unidos pela contabilidade
Um relacionamento que nasceu na sala de aula do curso de contabilidade e que perdura há 64 anos. Os contadores João e Zely Martins, de 86 e 84 anos, estudaram juntos e namoraram durante seis anos antes de subirem ao altar em 1948. Na época, os dois viviam no Rio Grande do Sul.
O primeiro encontro dos dois ocorreu em sala de aula mesmo, de acordo com Zely. “Ele chegou depois do exame de admissão e o professor perguntou quem poderia fornecer o material atrasado para ele. Eu falei que eu podia e aí começou”, relatou.
O casal morou até 1983 na região Sul do Brasil, antes de ir para Campo Grande. Mesmo com as discussões do dia a dia, João afirmou que sempre há entendimento entre os dois e não cansa de tecer elogios à amada. “Ela é a esposa ideal, compreensiva, atenciosa, sempre me deu tratamento especial”.
Com relação ao relacionamento duradouro, João é categórico. “O segredo é o bom entendimento, ter compreensão e paciência.” Zely revelou uma das estratégias para continuar ao lado do 'eterno namorado'. “Quando ele está nervoso, eu fico quietinha, depois a gente conversa. Essa é a melhor maneira de manter um casamento.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário