MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cerrado brasileiro é destaque da série 'Caminhos e Aventuras'


Parques nacionais e estaduais reúnem belezas naturais ameaçadas.
Repórteres viajam para mostrar a história e segredos do cerrado brasileiro.

Gil Santos e Tátyna Vieira TV Mirante

Menos de 3% do cerrado brasileiro está protegido em unidades de conservação federal ou estadual. O ecosistema vem sendo ameaçado pelos desmatamentos, queimadas e pelo avanço da pecuária e agricultura. Na série "Caminhos e Aventuras", que mostra as belezas de região integrada entre o Maranhão e o Tocantins, os repórteres Tátyna Vieira e Gil Santos visitaram o Parque Estadual do Jalapão e o Parque Nacional da Chapada das Mesas para mostrar a beleza, as semelhanças e o cuidado que o país há de ter com a vegetação do cerrado brasileiro.
No estado do Tocantins, a jalapa, planta nativa e medicinal, deu nome ao Parque Estadual criado há 11 anos. Um área de mais de 34 mil quilômetros quadrados que abrange oito municípios. A paisagem árida constrasta com a abundância de água encontrada nos 13 rios que recortam a região. Para quem vai ao local de carro, uma das portas de entrada é a cidade de Ponte Alta, a quase 200 km da capital maranhense. O rio que nasce nas veredas da serra e chega, volumoso, aqui, batizou a cidade turística de mais de sete mil habitantes.
A aventura da repórter Tátyna Vieira no cerrado tocantinenses começa, no entanto, a 25 km desta pacata cidade, onde a ação da natureza abriu passagem nas rochas para uma vista encantadora, uma referência para a localização dos tropeiros nordestinos que procuravam sombras e descanso nas viagnes ao antigo Goiás. Os ventos e a água esculpiram as formações rochosas com tanto capricho que a conhecida "Pedra furada" se tornou um símbolo do portal de entrada do Jalapão.
Cachoeiras são atrações no Parque Estadual do Jalapão (Foto: Reprodução/TV Mirante)Cachoeiras são atrações no Parque Estadual do
Jalapão (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Na cidade de Carolina, no sul do Maranhão, o repórter Gil Santos mostra como há muita semelhança nocerrado brasileiro. Na região, uma rocha de arenito, que fica a quase 200 m de altura, também serve como portal para um dos mais belos cenários ecológicos do Brasil, o Parque Nacional da Chapada das Mesas. A natureza se encarregou de esculpir montanhas em forma de mesetas, por isso o nome Chapada das Mesas. O parque foi criado em 2005 com 160 mil hectares entre os municípios de Estreito, Carolina e Riachão, sendo um recanto para espécies da fauna e da flora e um encontro para as vegetações típicas do cerrado e as condições ideias para a reprodução de muitos animais.

Os macacos antes perseguidos pelos caçadores podem ser vistos por toda a região. O parque também virou refúgio para pássaros de várias espécies. A criação do Parque da Chapada das Mesas foi o resultado da luta de ambientalista diante da ameaça da exploração desordenada do cerrado do centro-sul do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário