MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de junho de 2012

Cortejos juninos do Pavulagem começam neste domingo em Belém


'Arrastão do Boi Pavulagem' começa com cortejo fluvial na baía do Guajará.
Tradição junina já é realizada há 25 anos na capital paraense.

Ingrid Bico Do G1 PA

Chapéus com fitas coloridas do Arrastão do Boi Pavulagem (Foto: Ary Souza/O Liberal)Chapéus com fitas coloridas do Arrastão do Boi Pavulagem (Foto: Ary Souza/O Liberal)
As ruas de Belém vão ficar mais coloridas a partir deste domingo (10), quando começam os cortejos do "Arrastão do Boi Pavulagem", organizados pelo Insituto Arraial do Pavulagem. Com chapéus de palha enfeitados com fitas de várias cores, a comitiva de músicos, dançarinos, brincantes e quem mais quiser acompanhar o cortejo, segue animando a cidade ao ritmo de quadrilhas, xotes e retumbão. A partir do dia 10, o "Arrastão" acontece em todos os domingos até o dia 1º de julho.
Tradição
Já são 25 anos de Arraial do Pavulagem e a programação se integra às comemorações juninas da capital paraense. Ao longo dos anos, a festividade acabou se tornando parte da vida de inúmeras pessoas, como da pedagoga Lucelle Nascimento. "Minha mãe me fez um convite quando eu tinha 6 anos. 'Lu, vamos para a praça ver o boi?'. Eu, sem entender nada e morrendo de medo, relutei. Para que eu ia sair de casa para ver um boi? Mas fui. E no momento em que vi o boizinho saindo do teatro, todo enfeitado, com aquela batida típica de boi-bumbá, foi amor a primeira vista", lembra.
O boi-bumbá todo enfeitado é um dos ícones do Arrastão do Pavulagem (Foto: Alexandre Yuri/Divulgação)O boi-bumbá todo enfeitado é um dos ícones do Arrastão do Pavulagem (Foto: Alexandre Yuri/Divulgação)
Lucelle se refere ao Boi-Bumbá, um dos elementos característicos do Arrastão, que também leva às ruas as bandeiras de santos, mastros, e bonecos cabeçudos. Aos 29 anos, a pedagoga, conhecida no Arraial como "Lu Carimboleira", acompanha o Arrastão dançando carimbó e tocando a "barrica", instrumento de percussão que aprendeu a tocar em uma das oficinas oferecidas pelo Instituto. "Não ma imagino longe de tudo isso", ressalta.
Lucelle Nascimento tocando "barrica", um tipo de tambor pendurado no ombro (Foto: Arquivo Pessoal)Lucelle Nascimento tocando "barrica", um tipo de tambor pendurado no ombro (Foto: Arquivo Pessoal)
A comitiva formada por dançarinos, pernas-de-pau, músicos, bonecos cabeçudos e outros brincantes, compõe o Batalhão da Estrela de São João. "O Batalhão reúne as pessoas que de alguma forma estão ligadas às atividades do Instituto, que se prepararam em oficinas e ensaios gratuitos de canto popular, dança, artes circenses e percussão", explica Junior Soares, um dos fundadores do Arraial do Pavulagem.
A evolução do Arrastão
Sobre como essa história começou, Soares explica que o "Boi Pavulagem do Teu Coração", nome pelo qual o Arrastão era chamado antigamente, acontecia na área da praça da República, e servia para chamar as pessoas para o show da banda do Instituto. "Arraial é o lugar onde o Boi vai dançar. Então mudamos o nome para 'Arraial do Boi Pavulagem'. Com o tempo, fomos expandindo os ritmos e já tocávamos não só boi-bumbá, mas retumbão, quadrilha, xote, e a palavra 'boi' acabou sumindo, até que chegamos ao 'Arraial do Pavulagem', reunindo milhares de pessoas pelas ruas de Belém", relembra.
Com o crescimento do número de pessoas que acompanham o Arrastão, a praça ficou pequena, e o cortejo começou a passar por outras ruas de Belém. Soares destaca a preocupação em sempre manter um diálogo com o público, para que a população ajude a resguardar a tradição. "É muito bonito de ver as pessoas se envolvem emocionalmente, e sempre ressaltamos que é preciso haver uma compreensão de que os festejos são realizados em lugares públicos então, não pode sujar, não pode deixar lixo, nem destruir as coisas. É até uma questão legal, para que a gente possa continuar fazendo o Arrastão todos os anos", explica.
Mastros ornamentados são parte do Arrastão do Pavulagem (Foto: Paula Sampaio/O Liberal)Mastros ornamentados são parte do Arrastão do Pavulagem (Foto: Paula Sampaio/O Liberal)
Para o futuro, as expectativas do Pavulagem são muitas, desde uma melhor infraestrutura física para realizar as atividades, até uma movimentação cultural mais abrangente. "A gente espera melhorar, transformar o Arrastão em algo mais abrangente, uma espécie de feira cultural, que atraia o público para uma comemoração que agrega valores, e não para um evento qualquer", explica Soares.
Neste domingo, os brincantes aguardam pela chegada do cortejo fluvial com os mastros de São João. Depois da chegada do barco, a comitiva segue a pé até a praça da República, onde os mastros serão erguidos e fincados, marcando o início das comemorações da quadra junina.
Serviço
O 1º Arrastão do Boi Pavulagem 2012 será realizado neste domingo (10). A concentração será às 9h na escadinha do cais do porto, na avenida Boulevard Castilhos França, ao lado da Estação das Docas. Às 10:30h o cortejo segue pela avenida Presidente Vargas até a praça da República, onde a banda do Arraial do Pavulagem realizará um show com a participação de artistas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário