MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 16 de junho de 2012

Crianças ribeirinhas conhecem história de RO durante exposição


Alunos da Escola Cora Coralina, em Jacy-Paraná, participam de oficina.
Objetivo é fazer com que comunidade conheça a arte e cultura do estado.

Do G1 RO
Alunos acompanham exposição sobre o Rio Madeira na Casa de Cultura (Foto: Flaviane Azambuja)Alunos acompanham exposição sobre o Rio Madeira na Casa de Cultura (Foto: Flaviane Azambuja)
Crianças ribeirinhas, que moram na região do entorno da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no distrito de Jacy-Paraná, localizado a 80 quilômetros de Porto Velho, estão descobrindo a arte e a cultura de Rondônia. Uma turma de 14 crianças, entre meninos e meninas de até 12 anos, visitou nesta sexta-feira (15) a Casa da Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho. Lá os pequenos acompanharam a exposição Coletiva de Maio 2012. A visita faz parte da oficina de pintura Geração Criativa.
A oficina é aplicada pelo artista plástico Mikéliton Pereira, paraibano que há três anos está em Porto Velho para realizar um trabalho sobre a Amazônia. "Nós queremos descobrir novos artistas. Ensinamos as crianças a darem valor ao que faz parte da vida delas. Nós queremos inseri-las no contexto cultural de Rondônia. Muitas delas não sabiam e nem conheciam a história de Porto Velho e do Rio Madeira", conta Mikéliton.
Segundo a professora da escola Cora Coralina Alessandra Legal, onde as crianças estudam, os pequenos ribeirinhos não sabiam nada sobre o local onde vivem. "Antes dessa oficina, as crianças achavam que as frutas da Amazônia eram maça, pêra. Agora elas estão valorizando e aprendendo o que vem da nossa terra", disse.
Lucas mostra um de seus trabalhos feitos durante a oficina de pintura Geração Criativa (Foto: Flaviane Azambuja)Lucas mostra sua arte  (Foto:
Flaviane Azambuja)
"A gente aprende muita coisa. O que eu mais gostei foi descobrir o quanto gosto de pintura e desenho", diz Lucas, de 10 anos.
A oficina de Mikéliton faz parte de um projeto social da concessionária Santo Antônio Energia, responsável pela construção da hidrelétrica. . Neste ano serão cinco oficinas, esta é a primeira etapa. Durante nove dias as crianças pintam, desenham e aprendem sobre a história da cidade.
De acordo com o José Carlos Sá, coordenador de Relações Institucionais da concessionária, a ideia é realizar uma exposição em Porto Velho com o trabalho de todos os participantes. "Acreditamos que até o fim do ano 100 pessoas terão oportunidade de participar", avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário