MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de junho de 2012

Decisão sobre Rio virar Patrimônio da Humanidade é adiada para domingo


Votação do comitê da Unesco estava prevista para este sábado, na Rússia.
Dossiê da campanha pelo título foi lançado pelo Iphan antes da Rio+20.

Do G1 RJ

Paisagem deslumbrante do Rio pode transformar cidade em Patrimônio Cultural da Humanidade, da Unesco (Foto: Marcos Estrella/ TV Globo)Paisagem deslumbrante do Rio pode transformar cidade em Patrimônio Cultural da Humanidade, da Unesco (Foto: Marcos Estrella/ TV Globo)

Após muita expectativa, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que a decisão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) em relação à cidade do Rio de Janeiro se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade, prevista para este sábado (30), foi adiada para domingo (1º).
De acordo com o Iphan, os trabalhos serão reiniciados prelo Comitê da Unesco na madrugada de domingo, por volta das 2h (horário de Brasília) e deverão se estender até as 10h. A votação acontece durante a 36ª reunião do comitê, em São Petesburgo, na Rússia.
A chancela, segundo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pode garantir à cidade a implementação de políticas públicas de preservação de paisagens de importância turística internacional, como a Praia de Copacabana ou a Floresta da Tijuca.

No dia 12 de junho, a superintendente do Iphan no Rio, Maria Cristina Lodi, apresentou o dossiê da candidatura, que começou a ser confeccionando há alguns anos com apoio da Associação de Empreendedores Amigos da Unesco, da Fundação Roberto Marinho, do Governo e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Na ocasião, Cristina disse que o dossiê destaca áreas de natureza que receberam alguma interferência do homem e se tornaram paisagens típicas da cidade, como o Pão de Açúcar, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico.
Além de Cristina, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, também estão na Rússia para acompanhar a votação. Compõem atualmente o Comitê as delegações da Argélia, Camboja, Colômbia, Estônia, Etiópia, França, Alemanha, Índia, Iraque, Japão, Malásia, Mali, México, Qatar, Rússia, Senegal, Sérvia, África do Sul, Suíça, Tailândia e Emirados Árabes Unidos.
Candidata por inteiroO Rio é a primeira cidade a candidatar-se inteira a Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana. Segundo o presidente do Iphan, o grande diferencial na cidade é “a utilização intencional da natureza, que, atendendo aos interesses econômicos dos colonizadores portugueses, formou a paisagem carioca. Ele destaca ainda a originalidade expressa por uma paisagem produzida pela troca entre diferentes culturas associadas a um sítio natural.
O conceito de paisagem cultural foi adotado pela Unesco 1992. Até o momento, os sítios reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionam-se a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo. O reconhecimento do Rio de Janeiro culminará uma nova visão e abordagem sobre os bens culturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.
Há cerca de dois anos, o Rio se candidatou ao título de Sítio Urbano Misto, que acabou não sendo aceito pela Unesco. O Iphan foi orientado então a valorizar as paisagens culturais.
O Brasil conta atualmente com 18 bens culturais e naturais na lista de 911 bens reconhecidos pela Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário