MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Domésticas deixam carteira assinada e optam por trabalho como diarista


Pagamento maior e flexibilidade nos horários são motivos para mudança.
Tempo livre é dedicado aos estudos para outros campos de atuação.

Do G1 BA, com informações do Bom Dia Brasil
Em Salvador, 90% das trabalhadoras domésticas cadastradas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) preferem ser diaristas e 20% delas estudam.
A diarista Joanice Santos deixou para trás os tempos de doméstica com carteira assinada e salário mínimo. Hoje, ela é estudante e prefere receber por dia de trabalho. Com isso, ganha R$ 1.100 por mês, quase o dobro do que recebia antes.
O outro motivo para buscar horários mais flexíveis é o curso de técnica de enfermagem. “Eu vim de escola pública, então é para ir me qualificando aos poucos, e aí eu vou fazer a faculdade. Tenho o sonho de realmente ser enfermeira”, conta.
A patroa Ana Salles diz que a rotina puxada de Joanice não prejudica o serviço em casa. " A gente tem que se enquadrar um pouquinho no horário dela e ela na necessidade da gente, mas, no final, funciona", avalia.

Segundo a coordenadora de micro e pequena empresa da Secretaria Estadual do Trabalho, Lenna Carvalho, a situação de Joanice não é exceção. "Ela vai poder escolher os dias que ela vai trabalhar, os horários, as localidades em que ela vai poder trabalhar, tendo cada vez mais tempo livre para, inclusive, se capacitar, se qualificar", diz.
Dona Marta Santos faz faxina duas vezes por semana porque também resolveu estudar. Ela é aluna do curso de estudos de gênero na Universidade Federal da Bahia, que forma profissionais para elaborar políticas públicas.
O outro local de trabalho dela é no Grupo Especial de Defesa da Mulher do Ministério Público da Bahia, onde ela dá expediente diariamente, das 8h às 12h, como estagiária. O curso termina no ano que vem e ela sonha chegar bem longe. "Uma Ong na África, trabalhar com pessoas que necessitam de um braço guerreiro. Eu sou muito focada, sou muito determinada, ao extremo", diz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário