MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Em 10 meses, motolâncias fizeram 780 atendimentos na Grande Vitória


Motociclistas socorristas seguem o desafio de serem os primeiros a chegar.
Atendimento prévio é feito antes da chegada das ambulâncias.

Do G1 ES com informações da TV Gazeta

Com 10 meses de funcionamento, as chamadas motolâncias, motocicletas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), já fizeram quase 800 atendimentos em toda a Grande Vitória. A regra é atuar em casos de maior urgência, como parada cardiorespiratória, acidente vascular cerebral e pessoas desacordadas, antes que as ambulâncias cheguem.
A cada chamado de ajuda, os socorristas levam instrumentos de mobilização, materiais para pessoas com problemas respiratórios, medicamentos, desfibrilador e um cilindro que garante até 30 minutos de oxigênio. Para trabalharem com uma profissão de tanta responsabilidade, eles fizeram um mês de treinamento com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
"O paciente quando tem uma crise convulsiva, por exemplo, ele fica algum tempo sem respiração. Nesse tempo, nossa agilidade é muito importante, porque a gente pode ofertar oxigênio", explicou o socorrista Bill Kuster.
A vantagem das motos é que esse tipo de veículo pode transitar por lugares que as ambulâncias não podem, como becos e outros tipos de atalhos. Em um dos casos, a rapidez foi fundamental para reanimar uma mulher que tem um marcapasso no coração e desmaiou dentro de casa.
"O atendimento foi muito rápido, não levou nem cinco minutos. Isso acabou salvando a vida dela", explicou uma familiar da paciente, Ednalva Pereira.
Os motociclistas socorristas só podem atuar apenas durante o dia, quando o tempo não está chuvoso. "Quando chegamos à casa de uma pessoa e vemos o desespero da família, percebemos que a solução somos nós. Isso é muito gratificante", disse o socorrista Alan Garcia.
Atendimento feitos por motolância visa mais rapidez (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Atendimento feitos por motolância visa mais rapidez (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário