MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Em 3 anos, prefeitura já aplicou quase uma multa por carro no Rio


Desde 2009, foram aplicadas 2.492,777 multas durante ações nas ruas.
Segundo secretaria, 80% das multas são por estacionamento irregular.

Rodrigo Vianna Do G1 RJ

Desde a sua criação, em janeiro de 2009, a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) já aplicou 2.492.777 multas durante ações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro. Os dados são referentes até o mês de março deste ano. É como se quase toda frota da capital (2.529,439 veículos, segundo o Detran) já tivesse sido multada pelo menos uma vez nesse período.
Operação Choque de Ordem percorreu as prais do Rio neste feriadão (Foto: Divulgação / Seop)No feriado de São Sebastião, em janeiro, foram rebocados 66 veículos no Rio  (Foto: Divulgação / Seop)

Segundo a Seop, 80% das multas são por estacionamento irregular. Somente no carnaval deste ano, por exemplo, 4.245 veículos foram multados. Entre as infrações de trânsito estão, ainda, dirigir sem cinto de segurança, fala ao celular no volante, excesso de velocidade e ultrapassagem de sinal.

Para o secretário Especial de Ordem Pública, Alex Costa, o grande número de multas se dá pelo aumento das fiscalizações, principalmente nas áreas onde foram instaladas as Unidades de Ordem Pública. O secretário acredita que a imprudência e falta de informação dos motoristas, principalmente na Zona Sul, são as principais causas das infrações.

“É um número lamentável. A gente não gosta de dar, mas se a população não fizer a parte dela, infelizmente esse número só tende a aumentar. Você pega, por exemplo, no Leblon, as pessoas insistem em fazer fila dupla, acha que parar por um tempo, com pisca-alerta ligado, está resolvido, e não é isso. Por mais que haja orientação, a gente percebe que insistem em cometer a infração. A população tem que colaborar”, disse o secretário.

A maioria das multas foi aplicada durante a Operação Choque de Ordem. De acordo com o balanço divulgado pela secretaria, outros 110.261 veículos foram rebocados, também por estacionamento irregular. Neste caso, eles são levados para depósitos da prefeitura e só podem ser resgatado após o pagamento da multa e a regularização dos documentos.
Na Unidade de Ordem Pública (UOP) da Tijuca, na Zona Norte da cidade, foram aplicadas 63.475 multas e rebocados 301 veículos, entre os dias 18 de abril de 2011 e 30 de abril de 2012. No Centro, foram multados 41.003 veículos e rebocados outros 1.766, entre os dias 5 de setembro de 2011 e 30 de abril deste ano.
Já na unidade do Leblon, de acordo com a secretaria, foram 22.254 multas e 137 veículos rebocados entre os dias 27 de outubro de 2011 e 30 de abril deste ano. Em Ipanema, entre os dias 5 de dezembro de 2011 até 30 de abril, foram 16.895 multas e 172 veículos rebocados. Por fim, em Copacabana, foram aplicadas 16.928 multas e 172 veículos rebocados somente este ano.

O secretário acredita que parte da população está acomodada, preferindo se arriscar do que optar por usar o transporte público: “A pessoa tem que se organizar. Eu acho que isso tem um pouco de comodismo. É muito mais fácil entrar num carro, ir para qualquer lugar, sem levar muito tempo”, completou o secretário, afirmando quem pretende chega até o fim do ano com 3 mil guardas municipais nas ruas do Rio, hoje a cidade tem um pouco mais de 2 mil.
Idoso nunca recebeu multa (Foto: Perla Rodrigues / G1)Idoso nunca recebeu multa
(Foto: Perla Rodrigues / G1)
Idoso nunca recebeu multaO empresário português Manuel Araújo, de 66 anos, nunca recebeu uma multa nos seus 43 anos de carteira de habilitação. Além disso, ele também nunca se envolveu num acidente de carro. Dono de uma autoescola na Zona Sul do Rio , ele dirige todos os dias de Copacabana até Botafogo e também vai todos os finais de semana para Coroa Grande, em Itaguaí, na Região Metropolitana.
“É só cumprir o que determina a lei. Hoje em dia ninguém tem paciência para nada. Na verdade, o grande problema é a irresponsabilidade do motorista”, disse o empresário.
O português se vangloria do diploma que recebeu do Detran quando fez 60 anos de idade por nunca ter recebido uma multa. Mas, lamenta que sua filha tenha sido multada recentemente. “Ela estava numa via que mudou o limite de velocidade de repente e não viu. Eu sempre falo lá em casa o quanto é importante respeitar as leis de trânsito”, disse ele.
Além de passar seus ensinamentos e dicas em casa, o empresário dá aulas na autoescola e alerta todos os jovens do quanto é importante não ser apressado nas vias da cidade.
Já a professora Nádia Maria Pinha, de 61 anos, recebeu uma multa ao longo dos seus mais de 30 anos de carteira de motorista. Para ela, ter um a carteira livre de multas não é fácil. “O pior problema é não conhecer o lugar. Eu faço sempre os mesmos trajetos, não têm muitos radares e sempre está trânsito”, afirma ela.
A única multa que recebeu foi no ano passado, quando trafegava pela Linha Amarela e ultrapassou o limite de velocidade. “Tinha feito a unha na Penha, na Zona Norte, e estava atrasada para dar aula. Eu detesto chegar atrasada nos lugares”, confessou ela. Para a professora, o grande segredo de dirigir com cuidado é nunca andar com pressa.
Xixi na rua (Foto: Débora Santos/G1) Agentes da Seop detiveram 2.288 mijões nas ruas
do Rio (Foto: Arquivo G1)
Mais de 2 mil mijões detidos
Além dos veículos irregulares, os agentes da Seop também estão de olho nos mijões. Desde 2010, foram detidas 2.288 pessoas que foram flagradas urinando nas ruas da cidade do Rio de Janeiro. Segundo a Seop, as abordagens ocorreram durante os carnavais de 2010, 2011 e 2012 e na Copa do Mundo de 2010, quando há a maior incidência.

Somente no carnaval deste ano, mais de mil foliões foram detidos durante os desfiles dos blocos carnavalescos. Entre os mijões estavam 118 mulheres e quatro estrangeiros.

De acordo com a Seop, o número foi maior do que em 2011, quando 777 pessoas (26 mulheres) foram parar nas delegacias por urinar em via pública. Este ano, a prefeitura espalhou 15 mil banheiros químicos no Rio.

“Urinar nas ruas nada mais é do que degradar a nossa cidade, o espaço. Você destrói equipamentos da cidade, postes, proteções de bancos e praças, e monumentos. A prefeitura não vai conseguir colocar banheiro nas ruas para todo mundo, mas a população tem que fazer a sua parte e não sujar o muro dos outros”, completou o secretário.
Rio LimpoEntre as ações mais recentes da Seop está a “Rio Limpo”, que visa retirar publicidades em prédios da Zona Sul e do Centro. A operação atende a um decreto da prefeitura publicado no dia 1º de maio. De acordo com a Seop, desde então, já foram retirados 108 anúncios até o dia 2 de maio. Entre os anúncios removidos estão outdoors, empenas (propaganda que fica na lateral dos prédios), lonas, coberturas de painel publicitário, cartazes, placa fixada ao solo e painel de LED.

O decreto determina a retirada imediata de anúncios publicitários de coberturas, outdoors e empenas cegas (que ficam nas laterais dos prédios) nos bairros da Saúde. Santo Cristo, Gamboa, Caju, Centro, Lapa, Botafogo, Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Humaitá, Urca, Copacabana, Leme, Lagoa, Leblon, Ipanema, Gávea, Jardim Botânico, São Conrado e Vidigal.

ApreensõesEm três anos, os agentes apreenderam 1,376.091 produtos, sendo 500 mil mídias piratas, e 139.736 alimentos. Entre o material apreendido estão panfletos, estruturas de ferro, óculos,m capas de celular, bebidas, carnes, bonés, mochila, entre outros. Os números de criminalidade, segundo a Seop, também caíram nas áreas de atuação das Unidades de Ordem Pública.

Mesmo que a atuação de flanelinhas seja um caso das polícias Civil e Militar, por se tratar de uma contravenção (exercício ilegal da profissão), a Seop atuou também para coibir essa atividade pelo fato de contribuir para o estacionamento irregular e conduziu 1.470 flanelinhas para as delegacias.
BALANÇO DA SECRETARIA ESPECIAL DE ORDEM PÚBLICA DAS OPERAÇÕES NO RIO                                                      
Números de janeiro de 2009 a março deste ano
Multas 2.492,777
Veículos rebocados 110.261
Mijões detidos 2.288
Flanelinhas detidos 1.470
Demolições 1 mil

Produtos apreendidos
1.376,091 (não perecíveis)
139.736 (perecíveis)
Números de 2 de maio a 25 de maio deste ano
Anúncios publicitários removidos 108
* Fonte: Secretaria Especial de Ordem Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário