MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Em SP, safra do gengibre registra prejuízo por causa da seca


Agricultores do estado estão colhendo a safra do gengibre.
Raiz é muito usada nesta época de festas juninas.

Do Globo Rural

É nas partes mais altas da Serra de Paranapiacaba, nos municípios de Piedade e Tapiraí, que a raiz originária da Ásia se desenvolve melhor no estado de São Paulo. Em alguns pontos de cultivo, a altitude passa de mil metros, as temperaturas são mais amenas e há bastante umidade. As folhas amareladas indicam que a planta está no ponto de colheita.
A produção na região vai até setembro, mas a colheita é maior agora por conta da tradição das festas juninas. É quando o agricultor costuma receber mais pelo gengibre, só que a situação não está nada favorável este ano. A produtividade caiu muito em relação à safra passada. A falta de chuva em novembro, dezembro e janeiro atrapalhou o cultivo.
O agricultor Arnaldo Guerra está decepcionado. Ele diz que teve uma ótima safra em 2011, diferente da atual. O ano passado, a colheita foi de 400 toneladas, enquanto este ano, os números não devem passar de 240 toneladas.
Os agricultores de Piedade creditam a queda no preço do gengibre à boa produção de dois estados concorrentes: Espírito Santo e Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário