MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Em Vitória da Conquista, na BA, seca obriga racionamento de água


Seca dos últimos meses força racionamento no principal açude.
Algumas comunidades rurais estão sendo bastante prejudicadas.

Do Globo Rural

Dois dias com água, dois dias sem. É assim que a população de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia enfrenta o longo período de estiagem.
O município de 300 mil habitantes está em situação de emergência. A barragem que abastece a população está com pouco mais da metade da capacidade normal.
O racionamento já dura um mês e o objetivo é garantir o abastecimento pelo menos até novembro, quando as chuvas devem chegar.
Batepé é um dos 12 distritos de Vitória da Conquista e uma das 30 localidades da zona rural que possui água encanada, mas há 30 dias alguns moradores estão com as torneiras secas. A solução tem sido buscar água no único açude da região.
A água é levada para casa com a ajuda de um animal. O percurso é feito cinco vezes por dia.
Os moradores das partes mais altas do distrito são os que mais sofrem. Nas fazendas, os proprietários buscam alternativas. O lavrador Valdevino Pereira comprou um tanque que será utilizado como bebedouro pelos animais.
Na roça de Edvaldo Lopes, os reflexos da falta de água assustam. A plantação de cana-de-açúcar foi toda perdida. No local onde o gado bebe água, só resta lama. Falta pastagem para o rebanho.
Verde no local só a algaroba, bastante resistente a seca. A árvore tem sido a única fonte de alimento para os animais, alternativa que podem também não durar muito tempo, o que preocupa o lavrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário