MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de junho de 2012

Emergências de Porto Alegre operam com restrições devido à superlotação

Principais hospitais operam acima da capacidade e alguns têm restrições.
Segundo secretário da Saúde, novos leitos serão abertos semana que vem.

Do G1 RS
Comente agora
As emergências dos principais hospitais de Porto Alegre seguem com problemas de superlotação. Na manhã deste sábado (30), as assessorias de imprensa do São Lucas e do Complexo Santa Casa informam que os atendimentos são restritos devido ao número de pacientes acima da capacidade. Nos últimos dias, outros hospitais já haviam comunicado a mesma situação.
A Secretaria Municipal da Saúde diz que, já no início da próxima semana, as emergências não terão mais de operar com restrições. "Com a abertura de leitos estamos fazendo trabalho com as instituições para não ter mais restrições", declarou o secretário Marcelo Bósio em entrevista à Rádio Gaúcha. A expectativa é de inauguração de 139 novas vagas em quatro hospitais.
No último dia 25 de junho, anunciou a inauguração de 354 novos leitos hospitalares pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até o final do ano. A medida faz parte do Plano de Ação na Rede de Atenção às Urgências da Região Metropolitana. O investimento total no projeto será de R$ 18,6 milhões.

Até o fim da manhã de sábado, o Hospital São Lucas abrigava na emergência do SUS 37 pacientes adultos para 13 leitos e 22 crianças para 6 leitos na ala pediátrica. Já o Hospital Santa Clara, também na emergência pública, tinha 16 pacientes adultos para 12 leitos e, na ala infantil, 18 crianças para 13 leitos. Os dois atendem com restrições, ou seja, só os casos de maior urgência recebem atendimento. O Hospital da Criança Santo Antônio, também da Santa Casa, tem 16 pacientes para 13 leitos no SUS.
Ainda na Santa Casa, o Dom Vicente Scherer, que recebe convênios e consultas particulares, opera também com restrição, pois tem 25 pacientes para 10 leitos. Já a área particular e de convênio do Santo Antônio está com 5 crianças para oito leitos.
O Hospital de Clínicas e o Hospital Conceição também enfrentam problemas com a superlotação, operando até com o triplo da capacidade. O Clínicas, inclusive, orienta os pacientes com casos simples para não procurar a instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário