MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Feirantes distribuem 15 ton de frutas a moradores em protesto em Cuiabá


Manifestantes cobram definição de nova área para instalar feira na capital.
Governo informou que negociações para novo terminal estão avançadas.

Do G1 MT

Centenas de feirantes de Cuiabá distribuíram gratuitamente, na manhã desta quinta-feira (21), cerca de 15 toneladas de frutas, como melancias e laranjas aos moradores durante uma manifestação. Os trabalhadores cobraram do poder público a definição de um local para instalação de um novo terminal atacadista, após começar a ser feita a desapropriação da antiga área devido às obras para a Copa do Mundo de 2014.
''A principal reivindicação e o objetivo dos trabalhadores é sensibilizar o governo do estado e a prefeitura a construir um documento oficial para dar segurança e tranquilidade ao permissionário'', afirmou Luciano de Souza José, presidente da Associação dos Atacadistas de Cuiabá. A área da feira no bairro Verdão será ocupada como estacionamento da Arena Pantanall durante os jogos do mundial de futebol.
Feirantes jogaram sacos de laranjas para moradores de Cuiabá  (Foto: Reprodução TVCA)Feirantes distribuíram sacos de laranjas para moradores de Cuiabá (Foto: Reprodução TVCA)
A manifestação seguiu em passeata com faixas e cartazes do trevo de entrada do bairro Verdão até o Ginásio Aecim Tocantins, ocasionando um pequeno congestionamento. Porém, os motoristas que trafegavam pelo local apoiaram a iniciativa dos feirantes. "Acho justo. São os direitos dos feirantes. E o governo tem que tomar as providências", afirmou o advogado Esmael Alves.
A área do terminal de distribuição é de 28 mil metros quadrados e abriga atualmente mais de 200 atacadistas, gerando cerca de 1.300 empregos diretos e a distribuição de cerca de 400 toneladas de frutas e verduras ao dia aos comerciantes da capital.
Os atacadistas reclamaram que os transtornos já iniciaram a partir das primeiras obras. "Com o início da construção da trincheira do bairro Santa Isabel, na semana passada, começaram a quebrar a nossa portaria e queriam pegar todo o lado do Verdão, inclusive a nossa caixa d'água, o que inviabilizaria a nossa comercialização", contou o atacadista Wanderlei Santos.
Motoristas apoiaram manifestação pacífica de feirantes  (Foto: Reprodução TVCA)Motoristas apoiaram manifestação pacífica de feirantes em Cuiabá (Foto: Reprodução TVCA)
De acordo com a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Tânia Matos, está prevista a construção de um Centro Estadual de Distribuição que irá atender às necessidades dos atacadistas.
“O atraso na definição ocorreu devido à dificuldade de se encontrar uma área adequada para a construção desse novo centro. Mas as negociações já estão em fase avançada. Já se iniciou essa conversa há um tempo e agora estamos chegando a um entendimento com o proprietário, por meio de uma reunião com a associação e o governo do estado", declarou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário