MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de junho de 2012

Festa do Pau da Bandeira, no Ceará, inicia com a 'noite das solteironas'


Mulheres têm de tocar no pau e beber chá da casca para conseguir marido.
Durante 11 dias, Barbalha tem shows, grupos folclóricos e romarias.

Do G1 CE

Kit com orações a Santo Antônio e 'essência do amor' é oferecido na 'Noite das Solteironas' (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé)Kit com orações a Santo Antônio e 'essência do amor' é oferecido na 'Noite das Solteironas' (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé)
A festa do Pau da Bandeira teve início neste sábado (2) em Barbalha, na região do Cariri, com a "Noite das solteironas", um rito baseado na fama de 'casamenteiro' de Santo Antônio. Na tradição, a mulher que tocar no pau da bandeira ou beber da casca do tronco terá os casos amorosos resolvidos e conseguirá um companheiro em até um ano. Para reforçar o pedido, as mulheres receberam um kit com a lasca da madeira, oração, medalha para as encalhadas e dois produtos feitos em farmácias de manipulação: as gotas milagrosas de Santo Antônio e a essência do amor.

Além da Noite das Solteironas, a programação da festa inclui o levantamento do pau, grupos folclóricos, celebrações religiosas, quermesses e shows durante os 11 dias dedicados a Santo Antônio.  A festa este ano homenageia o centenário de Luiz Gonzaga. A organização espera mais de 350 mil pessoas para a celebração que encerra dia 13 junho em grande romaria.
Tradição
Segundo a tradição, no primeiro dia da Festa de Santo Antônio, às 5h, os devotos vão a um sítio localizado no pé da serra, a 6 km da Igreja Matriz, e carregam o tronco nos ombros para ser erguido em frente à igreja com a bandeira de Santo Antônio. Centenas de homens são necessários para a retirada e transporte do imenso mastro de madeira acompanhados por uma multidão acompanhados por uma multidão carregam o tronco nos ombros para ser erguido em frente à igreja com a bandeira de Santo Antônio. Os festejos duram duas semanas e são encerrados com procissão em homenagem ao santo.

Após o encerramento da Festa do Pau da Bandeira, nos dias 14, 15 e 16 de junho, Barbalha promove o Festival de Quadrilhas Juninas, com participação de 13 quadrilhas da Cidade, entre grupos adultos e mirins. No ano passado, as primeiras colocadas foram as quadrilhas Verdes Canaviais (adulta) e Nós da Terra (mirim).
Neste domingo (3), vai haver missa às 7h na Igreja Matriz. Às 8 horas, a Alvorada Festiva mobiliza grupos folclóricos da região em uma bela apresentação pelas ruas de Barbalha. Também às 8 horas, os devotos seguem para o Sítio São Joaquim, onde o imenso tronco de Jacarandá de 23 metros de comprimento e pesando mais de duas toneladas aguarda desde o dia 17 de maio, quando foi cortada a árvore. Nos ombros, o Pau é carregado por seis quilômetros até a Igreja Matriz. Em frente à Igreja, os devotos erguem o mastro que tem no topo a bandeira do padroeiro da cidade. A partir daí é aberta oficialmente aberta a Festa do Pau da Bandeira 2012.

Decoração da festa do Pau da Bandeira nas ruas de Barbalha (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé)Decoração da festa do Pau da Bandeira nas ruas de Barbalha (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé)
Tombamento
Realizada oficialmente há 84 anos, a Festa do Pau da Bandeira está em processo de tombamento como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que concluiu um relatório a favor. A festa foi oficializada em 1928 em homenagem ao padroeiro da Cidade, Santo Antônio. Segundo historiadores, a devoção pelo santo é anterior à fundação de Barbalha, há cerca de 300 anos, mantida pelos moradores da região.

Nos anos 1970, o então prefeito Fabiano Livônio Sampaio convidou grupos folclóricos, brincantes de reisados e outros folguedos tradicionais e artistas a participarem da festa, transformo-a em uma das mais importantes manifestações populares da região.
Bonecos desfilam e decoram ruas de Barbalha durante a festa (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé)Bonecos desfilam e decoram ruas de Barbalha
durante a festa (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé)
Programação
As apresentações musicais vão ocorrer em quatro palcos armados no Centro de Barbalha e outro no Parque da Cidade. Nos dois locais, vai haver quermesses, com barracas de comidas e bebidas típicas e decoração típica. Na entrada do Parque da Cidade, os organizadores estão solicitando um quilo de alimento não-perecível, para doação nas instituições da cidade de Barbalha.
Neste domingo (3), a partir das 15h, os palcos do centro recebem shows de forró com Ítalo e Renno, Maurício Jorge e Fernandinho e banda, no Palco Largo do Rosário. No mesmo horário, Flávio Leandro, Leonardo de Luna e Maninho e banda, vão estar no Palco Marco Zero.
O levantamento do Pau da Bandeira, momento principal da festa, vai ocorrer a partir das 18h, em frente à Igreja Matriz. Após a cerimônia, o forró pé de serra de Chico Pessoa, anima Barbalha a partir das 22h, no Parque da Cidade. Depois, Elba Ramalho e o grupo Cheiro Nordestino encerram a festa na noite de domingo (3).
Na terça-feira (5), tem homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, que este ano completaria 100 anos de nascido e que foi um dos grandes divulgadores da Festa do Pau da Bandeira. A partir das 22 horas, os sucessos de Luiz Gonzaga serão entoados no Parque da Cidade por Jorge Altino, Nando Cordel e pelo sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz.
Na quarta-feira (6), o Forró das Antigas vai ter shows das bandas Mastruz com Leite e Cavalo de Pau no Parque da Cidade, a partir das 22h. Na quinta-feira (7), no mesmo horário e local, a festa fica por conta de Jerry Adriani, Zé Orlando e Bartô Galeno. No sábado (9), vai haver show das bandas Forró Real, Desejo de Menina e Fivela Bronzeada.
Para as crianças, no domingo (10), a partir das 18h, no Parque da Cidade, tem a dupla de palhaços Patati & Patatá. Além deles, tem a apresentação dos palhaços Tiago e Risadinha.
No Paque da Cidade, na segunda-feira (11), a programação noturna tem sequência com shows de Léo Magalhães e artistas da região, a partir das 22h. Na terça (12), também às 22h, Fábio Júnior apresenta os maiores sucessos de sua carreira. Além dele, a noite conta com o grupo Os Águias.
O encerramento dos festejos será marcado pela Procissão de Santo Antônio e, à noite, pelo show da banda de música cristã Anjo de Resgate, a parir das 22h, no Parque da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário