MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 9 de junho de 2012

Festa em Piracicaba reúne cervejas exóticas, como Menstruei e Bipolar


Terceiro dia de evento da Acerva foi marcado pela degustação do público.
Cerca de 400 convidados puderam conferir bebidas inscritas na competição.

Thomaz Fernandes Do G1 Piracicaba e Região

Concurso de cervejas exóticas em Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes / G1)Público pode degustar saboers exóticos na tarde
de sábado   (Foto: Thomaz Fernandes / G1)
O público do Concurso Nacional da Associação de Cervejeiros Artesanais (Acerva) pode degustar neste sábado (9), entre 11h e 18h, no Hotel Beira Rio, em Piracicaba (SP), as cervejas exóticas inscritas na competição. Além de ingredientes incomuns, como caldo de cana, manga verde e pimenta comari, também se destacaram os nomes curiosos dados aos diferentes tipos da bebida, como a "Menstruei" e a "Bipolar".
O evento, que reúne cervejeiros do mundo inteiro, teve início nesta quinta-feira (7) e seu encerramento ocorre no domingo (10). Segundo a organização, 400 ingressos foram vendidos antecipadamente para a degustação do público, mas o concurso também ofereceu palestras sobre a concepção da bebida em sua forma artesanal.
Trezentos tipos de cerveja foram enviados para a avaliação de especialistas na bebida. As amostras foram divididas em cinco categorias: Irish Red Ale (IRA), Indian Pale Ale (IPA), DoppelBock, Russian Imperial Stout e Estilo Livre. Os premiados serão conhecidos domingo (10) no encerramento do concurso.
Nomes
Para chamar a atenção do júri, não basta só se preocupar com o sabor. Os cervejeiros precisam combinar cor, textura e dar um nome atraente à criação. A avermelhada IRA ganhou o nome de "Menstruei" por conta justamente da coloração avermelhada. Já a forte "Bipolar" ganhou o nome por prometer criar instabilidade em quem bebe, devido ao alto teor alcoólico.
Concurso de cervejas exóticas em Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes / G1)Jovem experimenta cerveja Russian Imperium Stout durante concurso (Foto: Thomaz Fernandes / G1)
Experiência e surpresaAté para cervejeiros experientes, a competição por Estilo Livre surpreendeu. O argentino Ricardo Aftyka é fundador da Acerva Buenos Aires e participou do evento como juiz. Apesar de frequentar festivais há uma década, ele se disse surpreso com o resultado da junção de sabores do Brasil. "As cervejas dessa categoria (Estilo Livre) foram fabulosas. Algumas se destacam, como castanha de cajú e uma outra erva que lembra o gosto de hortelã", disse.
Aftyka destacou que o detalhe que faz esses sabores obterem sucesso é a integração com os outros ingredientes. "Há alguns ingredientes, como suco de manga, que não se integram e não ficam tão bons. Dá pra sentir o gosto do ingrediente e da cerveja", disse.
A produtora de eventos de Brasília Sofia Barbaresco é uma neófita no evento. Há apenas um ano estudando a bebida, este foi o primeiro evento da Acerva em que esteve; ela disse ter experimentado a maioria das bebidas oferecidas e destacou uma Rauch Beer de manga verde com pimenta comari. "Eu gosto de uma cerveja encorpada e essa destaca muito o sabor dos ingredientes", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário