MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de junho de 2012

Festival Internacional de Música do Pará segue até o dia 15 de junho


Evento utilizará diversos lugares de Belém como palco.
Festival também vai oferecer cursos e aulas sobre educação musical.


Festival Internacional de Música do Pará leva música e lazer à Praça Batista Campos  (Foto: Eliseu Dias/Agência Pará)Festival levou música e lazer à Praça Batista Campos
(Foto: Eliseu Dias/Agência Pará)
A partir deste domingo (3) o público de Belém pode aproveitar as atrações do 25º Festival Internacional de Música do Pará. O evento vai utilizar diversos pontos da cidade como palco, entre eles o Theatro da Paz, a Estação das Docas, a praça Batista Campos e a Igreja Santo Alexandre. Além dos espetáculos e shows musicais, o Festival também vai oferecer cursos e aulas sobre educação musical. A programação é gratuita e segue até o dia 15 de junho.
No domingo (3) pela manhã iniciaram as apresentações, com a Banda Maestro Vale, de Vigia, na Praça Batista Campos. Na próxima terça-feira (5), às 18h, na Estação das Docas, é a vez da Banda Rodrigues dos Santos, de São Caetano de Odivelas, se apresentar ao público.
O Festival Internacional de Música do Pará é um dos maiores do país, evento tradicional incluído no calendário oficial da cidade de Belém pelos múltiplos aspectos que congrega num só acontecimento. Além de oferecer, durante uma semana, espetáculos e shows musicais apresentando uma seleção de músicos diferenciada, seja por sua formação e origem, seja pelos estilos variados que atende gostos e tendências de um público exigente, o evento reunirá músicos profissionais e estudantes em intercâmbio oferecendo cursos, masterclass e palestras reforçando o objetivo primeiro da instituição realizadora, que é de educação musical.
Para o evento, estão confirmadas as presenças do grande compositor cubano Leo Brouwer, do quarteto americano Esterhazy, Mariana Mihay e Garrick Zoeter (EUA), Jerrold Rubenstein e Dalia Ouziel (Bélgica), Tita Parra (Chile) e do Maestro holandês Jacob Slagter, que regerá a Orquestra Sinfônica do Festival, reunindo as estrelas do evento. Entre os brasileiros estão o Quinteto Brassil (PB), o Quaternaglia (SP), a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina (PR), Antonio Del Claro e Déborah Oliveira (SP), Rucker Bezerra (PB) e Gabriella Affonso (PA), Carlos Malta e Pife Muderno (RJ).

Os destaques locais ficam por conta da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob a batuta de Miguel Campos Neto, Amazônia Jazz Band, Muiraquitã Jazz Quartet, Coro Carlos Gomes, Banda Sinfônica e Orquestra Jovem da FCG, Robenare Jazz Trio, Orquestra de Choro Uirapuru, e as cantoras Alba Maria, Andréa Pinheiro, Cacau Novaes e Maria Lídia – entre muitos outros distribuídos em mais de 60 espetáculos, concertos e recitais. As inscrições para os cursos e masterclass já podem ser feitas na Secretaria do Conservatório Carlos Gomes.
Desafio
A Fundação Carlos Gomes promove um grande desafio para este festival, montar a Banda Sinfônica do Estado do Pará, com representantes de vários municípios. Foram selecionados quatro músicos de cada região, totalizando 60 profissionais que representam 20 municípios do estado. Eles terão seis dias para ensaiar um repertório específico sob a batuta dos regentes Marcelo Jardim, do Rio de Janeiro; e Mônica Giardini, de São Paulo, que foram convidados especialmente para realizar este trabalho. O resultado poderá ser visto no dia 10 de junho. Mas a intenção da Fundação Carlos Gomes é ter uma banda com pelo menos um representante dos 143 municípios do Pará, projeto que deverá ser concluído em 2014.
“O desafio é grande, mas é possível. Esse projeto é um incentivo para os músicos e também para as prefeituras e sindicatos que apoiam a música através da Fundação Carlos Gomes. Isso vai marcar o festival e o estado ganha uma Banda Sinfônica”, ressalta Paulo José Campos de Melo, superintendente da FCG.
O superinendente da FCG disse ainda que as apresentações são a parte visível do festival para o grande público, mas a programação de maior relevância, são as palestras, workshops e masterclass voltadas para estudantes e profissionais de música. São 38 eventos, que acontecem entre 8 e 13 de junho no CCG e no Instituto de Artes do Pará (IAP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário