MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de junho de 2012

Fogueira com 57 metros está pronta para a tradicional Festa de São João


Cidade do Paraná tem o mesmo nome de uma das principais festas juninas.
Morador de 61 anos ajuda a construir fogueira há 14 anos.

Cassiane Seghatti Do G1 PR
Para a montagem foram utilizadas 200 toras de eucalipto (Foto: Cassiane Seghatti/G1 PR)Para a montagem foram utilizadas 200 toras de
eucalipto (Foto: Divulgação / Prefeitura )
Há 14 anos, um morador de São João, no sudoeste do Paraná, a 419 km de Curitiba, ajuda a construir a maior fogueira do país. Em 2010, com 62,2 metros, o município recebeu o título de recorde da mais alta, segundo o instituto de pesquisa e auditoria RankBrasil. Este ano, por medida de segurança, a prefeitura decidiu fazer com 57 metros. “Quando eu comecei a construir, o porte era bem menor. Com o passar dos anos ela foi aumentado e eu fui aperfeiçoando e aprendendo a montá-la”, conta Gentil Bonissoni, de 61 anos.
A fogueira, que começou a ser levantada no dia 2 de maio, levou apenas onze dias para ser montada. “Este ano foi recorde para montar ela. Usamos um caminhão com guindaste para erguer as toras. Isso agilizou bastante”, explica Bonissoni. Com a ajuda de outros nove homens, ele encaixou e prendeu a madeira com arame de aço para que a estrutura fique bem sustentada.
Para a montagem da fogueira foram utilizadas 200 toras de eucalipto, compradas de um agricultor da cidade. “E na parte interna, nós colocamos madeiras que guardamos de podas de árvores e também as que são jogadas no lixo” afirma.
Gentil contou ao G1 que o trabalho é “bastante cansativo e arriscado”. Porém, é gratificante saber que é uma fogueira conhecida no país. “O pessoal da cidade já se acostumou. Me perguntam quando a fogueira vai ficar pronta, que tamanho vai ser”, brinca.
São João é padroeiro da cidade
A 53ª festa de São João, que também é padroeiro da cidade, segue durante quatro dias. Além da tradicional fogueira, a programação conta com celebrações religiosas, comidas típicas e shows musicais. A fogueira gigante será acesa no dia 23 de junho, com show de fogos.
Durante todos esses anos construindo a fogueira, Bonissoni garante que não há perigo de cair. “É claro que a adrenalina sobe porque a gente sempre pensa na segurança das pessoas, mas eu já montei tantas e sei que não dá problema”.
Segundo Bonissoni, a prefeitura não pretende aumentar a altura da fogueira. “Nós já conseguimos o recorde de maior do país com 62 metros. O máximo que podemos chegar é até 60 metros”, argumenta.
Gentil Bonissoni é diretor de Serviço Público da prefeitura de São João. Ele disse que já está cansado e pretende se aposentar, mas não pensa em deixar de ajudar na construção da fogueira. “Eu vou ajudar até que eu puder. Se eu me aposentar, faço de graça, sem problema nenhum”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário