MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Fogueiras fazem parte das tradições juninas; veja restrições na Paraíba


Secretarias de Meio Ambiente proíbem que elas sejam feitas em asfalto.
Bombeiros recomendam limpeza no local antes de acender fogueira.

Krystine Carneiro Do G1 PB

Fogueiras fazem parte das tradições juninas (Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba)Fogueiras fazem parte das tradições juninas
(Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba)
Comidas de milho, fogos, forró, quadrilhas e bombas. Todos esses elementos são típicos dos festejos do período junino, mas um dos mais tradicionais é a fogueira. O costume de acender fogueiras vem desde o nascimento de São João Batista, precursor da vinda de Jesus Cristo, mas, nos dias de hoje, essa prática vem sendo limitada por órgão ambientais da Paraíba para dar mais segurança à população.

Segundo o folclorista Osvaldo Meira Trigueiro, a tradição de acender fogueiras representa dois aspectos. Um é a simbologia cristã, que representa o nascimento de São João Batista, filho de Isabel e Zacarias, que anunciou a chegada do messias. As chamas serviam para avisar à Virgem Maria, prima de Isabel, que estava tudo bem e que o menino já havia chegado ao mundo.
Veja recomendações dos Bombeiros para a hora de acender fogueiras:
Fazer uma limpeza em volta do local onde a fogueira vai ser feita, tirando lixo e mato seco, para que o fogo não se alastre;
Nunca jogar líquido inflamável na fogueira depois que ela estiver queimando, pois o fogo pode voltar e queimar quem estiver segurando o frasco. O ideal é posicionar uma lata com álcool embaixo da lenha;
Nunca jogar frasco de álcool na fogueira, mesmo depois de vazio. Esse ato pode causar pequenas explosões ou dispersar brasa;
Nunca fazer fogueiras embaixo de fiação, seja elétrica ou de telefone. O calor pode derreter os fios;
Nunca fazer fogueiras embaixo de árvores. O calor pode queimar a copa das árvores;
Nunca jogar fogos dentro da fogueira. Ao explodir, eles podem dispersar brasas e atingir as pessoas;
Controlar a altura da fogueira e a distância em volta dela. Fogueiras muito altas podem cair em cima das pessoas.
 Por outro lado, de acordo com o folclorista, as fogueiras sempre fizeram parte das festas da humanidade, inclusive as pagãs, e foram, ao longo do tempo, incorporadas ao contexto das festas juninas. “Com isso, ela funciona para proporcionar sociabilidade. As pessoas fazem adivinhações, brincadeiras e executam crendices em torno da fogueira. É uma incorporação das festas pagãs no catolicismo popular”, explicou Osvaldo, que é membro da Comissão Paraibana de Folclore.

Apesar da tradição mantida pela população, as principais cidades da Paraíba têm regras bem específicas para o uso de fogueiras. Os órgãos ambientais de João Pessoa e Campina Grande fiscalizam a população em parceria com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Os infratores serão advertidos e multados em caso de reincidência.

A Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) limita a altura das fogueiras feitas na capital paraibana a um metro. Elas também não podem ser feitas em cima de asfalto, para não danificar o pavimento, e não podem ficar embaixo de árvores ou fiação elétrica.

O gerente de fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, José Cosme Neto, também explicou que na cidade que recebe o Maior São João do Mundo também há restrições. “É proibido fazer fogueiras a menos de 200m de locais onde há aglomeração de público, como igrejas, escolas e festas. Elas também não podem ser altas, para evitar que a fogueira caia em cima das pessoas”, disse. Na cidade, também há a probição de fazer fogueiras embaixo de árvore e fiação elétrica e em cima de asfalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário