MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Governo do Pará assume meta de desmatamento zero a partir de 2020


Estado apresentou meta mais ousada que a proposta nacional.
Anúncio foi feito durante a conferência Rio+20.

Do G1 PA

O governador do Pará, Simão Jatene, durante entrevista após divulgação do resultado (Foto: Gabriela Gasparin / G1)O governador do Pará, Simão Jatene
(Foto: Gabriela Gasparin / Arquivo G1)
O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), assumiu o compromisso de zerar o desmatamento no estado a partir de 2020. O anúncio foi feito durante o debate sobre o programa Municípios Verdes na conferência Rio+20, no Rio de Janeiro.
Segundo o governador, o objetivo é que, em oito anos, para cada árvore cortada no Pará, uma nova seja plantada. Com isso, o desmatamento líquido do estado será zero, uma proposta mais ousada do que a meta nacional de redução de 80% no desmatamento no mesmo período.
“Sabemos que é praticamente impossível zerar totalmente o desmatamento, pois sempre haverá alguns resquícios, seja uma usina, ou uma obra de infraestrutura. A diferença é que, a partir de 2020, qualquer desmatamento terá de ser obrigatoriamente compensado com a restauração (replantio) do que foi derrubado em alguma outra área já alterada. E isso só será aceito com espécies nativas da região”, explicou Jatene.
Ao divulgar a meta, o governador explicou que os mecanismos para a redução do desmatamento serão baseados no Programa Municípios Verdes (PMV), adotado pelo estado em 2011 a partir da parceria do município de Paragominas, no sudeste do Pará, com o Ministério Público Federal, autor do projeto Carne Legal, que fiscaliza a origem do gado criado no estado para se certificar de que o rebanho não está sendo criado em áreas de desmatamento ilegal.

O plano do governo prevê um aumento na fiscalização e monitoramento da amazônia, além da criação de mais áres proteginas, incentivos para a economia de base florestal e um aumento de eficiência da pecuária, atividade econômica relevgante para o estado, mas ainda praticada com baixa produtividade no Pará, segundo o secretário Extraordinário para Coordenação do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, que prevê a articulação com ONGs, bancos e o Ministério Público.
“Além do sistema que mapeia a degradação florestal, já estamos avançando em novos mecanismos de controle da rastreabilidade da madeira para atuar nas áreas críticas de exploração ilegal e, ao mesmo tempo, fazer o monitoramento da exploração florestal autorizada, através de sensoriamento remoto e auditorias independentes”, afirmou Netto.
Para o pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), Adalberto Veríssimo, o Pará está se antecipando ao que deve ser uma tendência nacional. "É possível conseguir o desmatamento zero. Isso significa que qualquer novo desmatamento que ocorra terá que ser compensado com o plantio de uma área equivalente de floresta. O estado está se antecipando, mas não só o Pará, como o Brasil também pode assumir e cumprir esta meta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário