MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Governo prorroga IPI baixo para linha branca e móveis


Mantega se reuniu nesta tarde com a indústria de eletrodomésticos.
Sem prorrogação, IPI menor para linha branca terminaria neste sábado.

Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta sexta-feira (29) que será prorrogada por mais dois meses a redução das alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca, como geladeira e fogão.
O governo também prorrogou, por mais três meses, a redução das alíquotas do IPI para móveis, laminados e luminárias. O ministro informou também que "tentará" incluir entre os produtos com redução de IPI os painéis de madeira, para os quais a alíquota seria zerada – hoje, é de 5%. A "tentativa", segundo o ministro, é porque o decreto com os anúncios desta sexta já estava pronto, e precisará ser alterado para incluir o item.
O anúncio foi feito após o ministro se reunir nesta tarde, em São Paulo, com representantes da indústria de eletrodomésticos, móveis e varejo.
Sem a prorrogação, o IPI menor terminaria neste sábado. A redução do imposto para linha branca foi anunciado, inicialmente, na primeira etapa da crise financeira, em 2009. Posteriormente, voltou a ser implementado no fim do ano passado, sendo renovado em março deste ano por mais três meses.
Mantega também anunciou a prorrogação, até o final do ano, da isenção de cobrança do PIS e da Cofins sobre massas, que valeria até este sábado. A alíquota, que era de 9,25%, foi reduzida em dezembro do ano passado.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, em reunião com empresários nesta sexta-feira (29) (Foto: Darlan Alvarenga/G1)O ministro da Fazenda, Guido Mantega, em reunião com empresários nesta sexta-feira (29) (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
Motivos
Por trás da redução da cobrança, está a intenção do governo de combater os efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira e estimular o Produto Interno Bruto (PIB), que sente o impacto da crise financeira internacional. No primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento, calculado sobre os três últimos meses do ano passado, foi de apenas 0,2%.
Na semana passada, Mantega tinha negado que uma nova prorrogação da medida pudesse ocorrer. Segundo ele, o governo não "pensa" em prorrogar o IPI baixo.
Os empresários, no entanto, pressionaram pela renovação. No último dia 20, o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para pedir a renovação da medida.
Segundo Kiçula, o primeiro trimestre deste ano foi bom para o setor, com as vendas subindo entre 5% e 10% sobre o mesmo período de 2011. Em abril, porém, houve uma queda de 5%, classificada como um "susto" pelo empresário. Mas, segundo ele, em maio as vendas voltaram a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário