MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Há 63 anos, comitivas de carreiros mantêm tradição em Trindade, GO


Eles se reúnem durante desfile na Festa do Divino Pai Eterno.
Dona de casa conta que participa da tradição há 12 anos.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Vindos de diversas regiões do estado e até mesmo de Minas Gerais, os carreiros são figuras típicas da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Há 63 anos, as comitivas começaram a realizar os percursos de outros municípios até a chamada ‘Capital da Fé’ do Centro-Oeste brasileiro. Eles improvisam os banheiros e dormem dentro dos carros de bois.
“Todo mundo gosta de vir para cá. Vamos à missa durante a noite e, pela manhã, partimos para o desfile. É uma tradição antiga”, relata o presidente da Federação dos Carreiros de Goiás, João Coragem.
Já o gari Hamilton Izaias fez um percurso com uma comitiva de carreiros vindos de Araçu, município a 50 km de Trindade, e afirma que está na Festa de Trindade para agradecer as bênçãos de Deus. “A vida sem Deus não vale nada e, por isso, estou aqui para agradecer, principalmente à minha saúde”, relata o carreiro.

A dona de casa Ceila Fernandes afirma que há 12 anos acompanha uma comitiva de carreiros para preparar as refeições durante a viagem, onde são servidas comidas típicas, como feijão tropeiro, almôndegas, carne de porco, arroz carreteiro e pequi. Ela conta como tudo é preparado. “Durante a tarde, a gente já prepara o jantar. Tudo é feito com gordura de porco e muito bem temperado”, declara.
Também dona de casa, Irene Fernandes viajou 16 horas de ônibus para chegar a Trindade. “Estou vindo de São Lourenço (MG). Tinha muita vontade de vir aqui e estou adorando tudo”, revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário