MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de junho de 2012

INDIO SÓ DÁ VEXAME!

Pataxó hã hã hãe briga com índio de grupo de teatro na Cúpula dos Povos

Problema ocorreu por causa da marchinha de carnaval 'Índio quer apito'.
Merong Tapurumã disse que artistas estavam 'zombando' dos indígenas.

Glauco Araújo Do G1 RJ
O índio pataxó hã hã hãe Merong Tapurumã discutiu com o ator do grupo de teatro Tá na Rua, na tarde desta quinta-feira (21). O problema começou quando os artistas cantaram a marchinha de carnaval "Índio quer apito" na frente da feirinha montada pelos indígenas na Cúpula dos Povos.
O ator Luang Dacach, que faz parte do grupo de teatro, estava vestido com fantasia de índio e foi abordado pelo pataxó indignado. "Você está zombando da nossa cara! Você está zombando da nossa cara?", disse o indígena do Sul da Bahia para o ator.
"Não gostei porque eu sou índio e não quero apito, foi uma forma de discriminação. Estamos atrás da nossa sobrevivência. Porque eles não cantam uma música em homenagem ao índio, que fale de nossa luta? Quando ouço essa música eu acho um desrespeito", disse Merong.
O pataxó explicou que não existe no repertório de músicas indígenas alguma canção que fale de outras culturas ou povos, principalmente com conteúdo que ele julga ofensivo. "Índio não faz música zombando de outros povos. Eles não conhecem índio. Em outros estados, muita gente não conhece o índio, mas conhece essas músicas", disse Merong. "Já passou. Não foi nada. Depois vou conversar com ele para explicar", disse Dacach.
"Eu comprei todos os adereços que estou usando na feirinha dos índios, no sábado [16]. Tenho parentes que são guaranis. Parece um deboche com o índio, mas não foi um deboche para a sociedade, que não entede o índio como parte integrante dessa mesma sociedade. Acho que cada um tem sua razão, tem sua maneira de se expressar, mas não foi nada contra o índio, foi uma brincadeira", disse a atriz Fabiana Oliveira.
"Não é só a ecologia, precisamos de vida, a mudança do movimento é sempre melhor e arte tem tudo a ver com meio ambiente. Nós fazemos parte do meio ambiente. Esse mundo que está aí precisa acabar", afirmou o ator Herculano Dias.
Distante da discussão com o pataxó, o grupo seguiu pelo Aterro do Flamengo, mas não repetiu a marchinha polêmica. Alheios ao problema, os visitantes da Cúpula dos Povos gostou e cantou as outras canções apresentadas pelos atores nesta quina-feira.
Atores Fernanda Oliveira e Luang Dacach se vestiram de índio para desfilar no Aterro do Flamengo (Foto: Glauco Araújo/G1)Atores Fernanda Oliveira e Luang Dacach se vestiram de índio para desfilar no Aterro do Flamengo (Foto: Glauco Araújo/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário