MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Japão substitui cinco ministros para impulsionar reforma tributária


Mudaram Agricultura, Defesa, Serviços Financeiros, Justiça e Transporte.
Primeiro-ministro espera persuadir oposição a apoiar aumento de impostos.

Do G1, com agências internacionais
O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, anunciou nesta segunda-feira (4) a substituição dos ministros de Agricultura, Defesa, Serviços Financeiros, Justiça e Transporte, a fim de ganhar apoio da oposição para impulsionar sua reforma tributária.
Ao remover os antigos ministros, que a oposição considerou ineficientes, Noda espera ganhar apoio do maior partido da oposição, o Partido Liberal Democrático (PDL) uma polêmica reforma tributária que prevê dobrar o imposto sobre o consumo de maneira progressiva, dos 5% atuais para 10% em 2015. O período de sessões parlamentares termina em 21 de junho.
Primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, fala sobre saída de cinco ministros do país durante conferência nesta segunda (4) (Foto: Reuters)Primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, fala sobre saída de cinco ministros do país durante conferência nesta segunda (4) (Foto: Reuters)
Substituições
Para a Defesa, o primeiro-ministro optou por um professor universitário de 71 anos, Satoshi Morimoto, anteriormente vinculado ao ministério.
Para os Transportes, Noda escolheu Yuichiro Hata, já presente nas negociações com a oposição no Senado japonês.
O ministro dos Serviços Financeiros Shozaburo Jimi, que lidera uma coalizão pequena, mas cuja capacidade tem sido questionada no parlamento, foi substituído por Tadahiro Matsushita, vice-ministro durante a reconstrução após o terremoto de 2011.

O ministro da Agricultura Michihiko Kano também foi substituído. Ele tem sido relacionado a um diplomata chinês suspeito de espionagem e em seu lugar entra Akira Gunji, vice-ministro de Agricultura entre 2009 e 2010.
Na Justiça entrou Makoto Taki, que liderou operações de resgate à frente da Agência de Gestão de Emergências durante o terremoto em Kobe em 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário