MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Laudo aponta inadequações em maternidade de Araraquara, SP


Gota de Leite deverá assinar TAC na próxima semana garantindo ajustes.
Superintendente afirma que medidas já começaram a ser tomadas.

Felipe Turioni Do G1 Araraquara e Região

Nova Maternidade Gota de Leite deverá realizar 150 partos por mês em Araraquara (Foto: Felipe Turioni/G1)Gota de Leite começou a funcionar há um mês
(Foto: Felipe Turioni/G1)
Um laudo técnico do Departamento Regional de Saúde (DRS) e da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo aponta inadequações na maternidade Gota de Leite, inaugurada há um mês, em Araraquara (SP).

O relatório foi apresentado nesta semana ao promotor de Justiça Marcel Zanin Bombardi, autor de inquérito civil público que investiga as condições de atendimento no local. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será apresentado à Fungota, fundação gestora do hospital, na próxima semana, para garantir as adequações necessárias nos próximos 30 dias.

Inadequações
De acordo com o promotor, o laudo mostra que a maternidade precisa de adequações nos materiais, nos equipamentos, nos mobiliários utilizados pela unidade, no fluxo de atendimento, no número de servidores que fazem parte do quadro de funcionários, além da necessidade de adaptações nos contratos terceirizados. “Foi solicitado aumento no número de servidores e isso preocupa muito porque pode prejudicar a qualidade do atendimento à população”, analisa Bombardi.
Antes da inauguração, o superintendente da Fungota, Anuar Lauar, afirmou que alguns aparelhos utilizados pela maternidade seriam reaproveitados da maternidade da Santa Casa de Araraquara, que foi substituída pela Gota de Leite.

Para o promotor, as inadequações não impedem o funcionamento da Gota de Leite no momento, mas as medidas devem ser tomadas emergencialmente. “Em geral, as condições sanitárias estão satisfatórias, mas há o que precise ser adequado”, diz.

Ajustes
Segundo a promotoria, o laudo já foi encaminhado à Fungota para que os ajustes sejam providenciados até a nova data de vistoria no local, no próximo mês.

Procurado pela reportagem do G1, o superintendente da Fungota confirmou que recebeu o laudo do DRS e da Vigilância Sanitária e que as adequações já começaram a ser feitas.

“São detalhes de adequação que serão feitos para garantir o bom atendimento”, destaca Lauar. Segundo ele, os problemas apresentados pelo relatório não impediram o funcionamento da maternidade, que realizou 138 partos desde a inauguração.

Ainda de acordo com ele, alterações no prédio da maternidade também foram solicitadas. “Já encaminhei alguns pedidos para a equipe de arquitetura para que as mudanças sejam feitas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário